Pular para o conteúdo

Pesquisa diz que 17% dos idosos já caíram pelo menos uma vez

Uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revela que 17,1% dos idosos já sofreram pelo menos uma queda em um período de 12 meses. O estudo foi realizado com 986 pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com o levantamento, a ocorrência foi maior no sexo feminino e aumentou com a idade, atingindo 23,7% nos idosos com 80 anos ou mais.

A coleta de dados foi conduzida pela enfermeira Mariana Mapelli de Paiva, do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que analisou as causas de ocorrência de quedas em idosos e o impacto na qualidade de vida nesse grupo.

“Outro resultado interessante foi que não detectamos uma relação entre a prevalência de quedas e o nível socioeconômico, mas observamos que o impacto da queda na qualidade de vida e no bem-estar aconteceu apenas nos idosos com menor nível de escolaridade e menor renda mensal per capita”, completa Margareth Guimarães Lima, uma das pesquisadora da Unicamp.

O estudo deve ser usado pelo poder público em ações de conscientização para avaliar os riscos de novos acidentes e tentar reduzir o impacto na qualidade de vida desta população.

#velhicesaudavel #cuidado #2em1consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *