Pular para o conteúdo

Janeiro Branco e a saúde mental dos idosos

O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, um grande alerta sobre doenças que afetam o emocional da população. E no que tange à saúde mental dos idosos, esse assunto é ainda mais essencial de ser discutido, principalmente durante a pandemia do coronavírus.

Pandemia e saúde mental dos idosos

Este ano surpreendeu a todos, mas com aqueles acima de 60, o impacto sobre a sociabilidade foi ainda mais intenso. Eles precisaram ficar em casa, evitar contato com aqueles que amam, e mudar o que faziam dia após dia.

Une-se esse quadro ao fato de que o processo de envelhecimento, por si só, já pode afetar a saúde mental dos idosos, seja pelo desenvolvimento de doenças, ou pela sensação de impotência pelo avanço da idade.

Assim, é importante não apenas esperar que eles reajam de forma positiva, é vital haver atenção para o comportamento deles.

Sinais de alerta

Uma ótima forma de contribuir com a saúde mental dos idosos é estando alerta a qualquer sinal de algo incomum acontecendo, como: – Choro recorrente; – Tristeza sem motivo; – Negligência com higiene pessoal; – Irritabilidade; – Mudanças de humor sem razão; – Mania de doença; – Vontade de permanecer na cama durante o dia todo.

Meios de ajudar

Ao perceber que há algo fora do comum acontecendo com o idoso, é essencial colocar em ação algumas formas para ajudá-lo, como:

– Ajude a criar uma rotina saudável; – Incentive a prática de hobbies; – Mantenha contato, nem que apenas por telefone ou chamada de vídeo; – Escute-o quando estiver desabafando; – Sugira a procura por um terapeuta.

É importante cuidar dos mais velhos não apenas visando a saúde física, como também a saúde mental dos idosos. Atente-se!

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *