Pular para o conteúdo

O processo do envelhecimento e a sua relação com planejamento financeiro

A população de idosos no Brasil vem crescendo e, segundo dados do IBGE, 13% da população brasileira é formada por idosos. Também se destaca o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Nesse cenário, o planejamento financeiro é de extrema importância, visto que ao envelhecer é frequente que a renda financeira diminua e aumente os gastos com as despesas médicas. O objetivo de estudo foi relacionar o processo de envelhecimento ao planejamento financeiro dos brasileiros.

Este trabalho, de Silvia Maria Ribeiro Oyama, apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados Scielo, Medline e Lilacs. Foram considerados artigos publicados em português e inglês, disponível na íntegra, publicados entre 2008 e 2018. A literatura aponta para dados insatisfatórios relacionado ao planejamento financeiro para aposentadoria, cerca da metade da população brasileira entre 40-49 anos não estão preocupados em sobreviver financeiramente na aposentadoria, e acreditam que a sua principal fonte de renda nesta etapa da vida será proveniente do governo.

Estratégias como a participação em atividades educativas com foco no planejamento financeiro é importante para uma compreensão mais inclusiva e abrangente de envelhecimento bem-sucedido, assim como estratégias que incentivem o orientem a população para a construção de um plano de acumulação de capital. Verifica-se que é necessário a implementação de estratégias com enfoque no planejamento financeiro, com maior alcance populacional. Novos estudos e estratégias que abordem esse assunto devem ser pesquisadas.

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *