- HUSNI, M. A – UNICEPLAC
- FERREIRA, T. L. G. S – UNICEPLAC
- LIMA, E.G.S – UNICEPLAC
- DE OLIVEIRA, E.M.M – UNICEPLAC
- DOS SANTOS, C.Q – UNICEPLAC
- DA SILVA, G.C.S.C – UNICEPLAC
- SANTOS, A.C.F – UNICEPLAC
- ALVES, L.R.M – UNICEPLAC
- DA SILVA, G. C. S. C – UNICEPLAC
- MESSIAS, J. F. M – UNICEPLAC
- FILHO, E. R. A – UNICEPLAC
- FERREIRA, M.V.R. – UNICEPLAC
RESUMO:
INTRODUÇÃO: A sarcopenia está associada ao aumento da mortalidade entre os idosos longevos. Esse declínio generalizado e progressivo da massa muscular e, consequentemente, da força muscular corporal, afeta diretamente a qualidade de vida e as atividades de vida diária do idoso. As causas para essa condição se transitam entre endógenas e exógenas, sendo desde alterações celulares, neuro funcionais, hormonais e, principalmente, metabólicas. (PICOLLI et. al., 2011.
OBJETIVO: Determinar a associação entre a força muscular e sarcopenia com comprometimento cognitivo e declínio funcional em idosos atendidos no Centro de Práticas do UNICEPLAC – (CPU). Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional, do tipo retrospectivo com coleta de dados por meio de análise de prontuários e prospectivo com coleta de dados por meio de avaliações realizadas no CPU. O período de coleta ocorreu entre os meses de janeiro a abril de 2024. Estes foram os critérios de inclusão: pacientes de ambos os sexos, de todas as idades, admitidos no centro de práticas de atendimento fisioterapêutico, com as patologias específicas atendidas no centro de práticas e aqueles que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Os critérios de exclusão foram os prontuários incompletos.
RESULTADOS: Parte dos participantes são analfabetos (39,13%; n=18) ou com o ensino fundamental (26,09%; n=11) A idade média é maior entre os homens (78,29 anos; n= 14); mulheres (74,28 anos; n=32). As doenças crônicas são representadas pelos dados: hipertensão/diabetes (46,67%, n=14); hipertensão (20,00%, n=6); diabetes/cardiopatias (16,67%, n=5); hipertensão/depressão (6,67%, n=2); diabetes (6,67%, n= 2); outras doenças (3,33%, n=1). A incontinência foi observada tanto em homens quanto nas mulheres. É comum entre os participantes (homens e mulheres), com 33,33% (n=13) reportando incontinência fecal e 58,97% (n=23) incontinência urinária. As quedas nos últimos 12 meses foram de 58,97% (n=23).
CONCLUSÃO: Esse estudo revela a importância dos fatores que afetam a força muscular e a qualidade de vida nessa população. Relacionar sarcopenia, declínio cognitivo e funcional destaca a necessidade de estratégias de prevenção e manejo clínico. O fortalecimento do autocuidado e a promoção da autonomia são fundamentais para melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos longevos atendidos no Centro de Práticas do UNICEPLAC (CPU).
DESCRITORES: Sarcopenia; Força Muscular; Desempenho Cognitivo.