Foi dada a largada para mais uma imersão em geriatria e gerontologia do sistema de saúde italiano, promovida pela Rede Geronto. Durante toda esta semana, na região Emilia-Romanha, reconhecida pelas políticas de envelhecimento ativo e saudável, profissionais das áreas de saúde, gestão, administração, direito e estudantes participarão de seminários e visitas a universidades e centros de excelência em atendimento aos idosos.
Berços de desenvolvimento e cultura, as cidades de Bolonha, Parma e Modena receberão os participantes do evento, que mergulharão no reconhecido sistema de saúde italiano.
Dos países da União Europeia, a Itália detém a maior população de idosos e é a que mais envelhece aceleradamente. Na outra ponta, é a nação com uma das expectativas de vida mais altas do mundo. Essa revolução na estrutura etária impôs desafios e oportunidades únicas para a sociedade italiana, que soube sobejamente repensar a maneira de cuidar de seus idosos.
Itália
Segundo os últimos dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), metade da população italiana tem idade média superior a 48 anos. Idosos com mais de 65 anos representam 24% desse contingente. Assim, a cada ano, o sistema de saúde do país se adapta a esses números, com programas de prevenção e tratamento de doenças crônicas, bem como cuidados paliativos, com destaque ao tratamento de demências e Alzheimer.
Os profissionais de saúde italianos são altamente qualificados e comprometidos com o atendimento de excelência, com destaque à busca constante dos avanços da Medicina e da Ciência. E mais: o país responde por uma proporção ideal de médicos para pacientes, que recebem atenção individual e cuidadosa. Diante desse cenário, a Rede Geronto abraçou as políticas de saúde italianas e mergulhou nesse universo desafiador.
Vivências
A Formação na Itália 2025 é um programa intensivo de imersão, iniciado, em 12 de fevereiro, e que será encerrado no próximo dia 20 de março, entre momentos online, no Brasil, e presenciais na Itália. Os participantes receberão certificado de participação, emitido pela Rede Geronto e ainda trarão na bagagem de volta para casa experiências culturais do Velho Mundo, que certamente impactarão a reserva de conhecimento que será adquirida nesta imersão.