Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Imersão Itália 2025 é inspiração para o Brasil

“A experiência vivida nesses dias reafirmou a certeza da urgência de implementação de políticas públicas eficazes para um envelhecimento saudável e ativo da população brasileira”. A afirmação é do deputado federal Reginaldo Veras (PV/DF), que participou da quarta edição da Imersão Itália, na região da Emília-Romanha. A preocupação do parlamentar é confirmada pelos números do IBGE, que apontam a celeridade do envelhecimento no país. Entre 2000 e 2023, o número de idosos quase duplicou, chegando a 32 milhões de pessoas. As projeções do Ainda segundo o IBGE, até 2050, cerca de 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos.

Segundo Veras, o envelhecimento populacional brasileiro é uma realidade que exige ações estratégicas para garantir qualidade de vida e dignidade. Para ele, o Brasil já avançou com marcos legais importantes, como o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso, que asseguram direitos fundamentais e estabelecem diretrizes para a inclusão e proteção dessa parcela da população. “Mas ainda há muitos desafios na implementação efetiva dessas normas, principalmente, na ampliação do acesso a serviços de saúde na idade mais avançada”, afirmou.

Em um dos palcos da imersão ao sistema de saúde italiano, o deputado conheceu o Centro Servi Giacomo Lercaro, em Bologna, cidade que se destaca no cuidado de pacientes idosos. Segundo ele, as experiências imersivas nos modelos de assistência italiano aos idosos estimulam a comparação entre os dois países e o interesse pelas abordagens adotadas na região de Emília-Romanha. “Saímos daqui, com uma rica bagagem para reforçar estudos e propor ao Executivo brasileiro iniciativas inspiradas nas políticas públicas bem-sucedidas do sistema italiano”, afirmou, animado.

Pular para o conteúdo