Quarto dia de agenda repleta, quatro grupos ávidos por conhecimento do sistema de saúde italiano, voltado ao envelhecimento ativo e saudável. Os participantes de mais uma edição da Imersão Itália, na região da Emília-Bolonha, promovida pela Rede Geronto, desdobraram-se em debates e visitas técnicas a projetos comunitários, que contam com o apoio da Azienda Sanitária. Fizeram parte do roteiro, o Ginásio da Memória, o Centro de Distúrbios Cognitivos e Demências (CDCD), a Oficina de Memória Formigine e o Núcleo de Demências e Centro de Dia.
No Ginásio da Memória, em Modena, que adota estratégias inovadoras de governança, eles vivenciaram as atividades desenvolvidas com idosos, que misturam a gestão da Agência Sanitária de Modena e a força do voluntariado. Participante da imersão, Maria Eduarda Brum, 16 anos e estudante da Maple Bear Sudoeste, em Brasília, apresentou aos idosos locais, um jogo de dominó, desenvolvido por ela para estimular a cognição e promover a interação social. As cartas de memória são resultado de projeto da Rede Geronto, lançado há dois anos, para a criação de jogos especiais, voltados a idosos com demência e Doença de Alzheimer.

Testado no Brasil e na Itália, o projeto promove estímulo cognitivo e aproxima diferentes gerações. O grupo jogou com os idosos, que se encantaram com a dinâmica e carinho recebido. Para Maria Eduarda, os jogos vão além de momentos lúdicos. “Foi gratificante ver como eles realmente ajudam a estimular a mente e unir gerações ”, disse, entusiasmada.
No período da tarde, o evento promoveu debate sobre os desafios da administração pública no Brasil na implementação de políticas universalistas para o envelhecimento. Especialistas de diversas regiões brasileiras compartilham experiências sobre o papel dos governos locais na construção de políticas inclusivas e sustentáveis. Participaram das discussões, dentre outros, a vice-Prefeita de Modena, Francesca Maletti ; o Diretor do Distrito de Modena, Andrea Spano Diretor do Distrito de Modena e a responsável pela Casa da Comunidade de Modena, dra. Alda Reggiani.
As exitosas experiências do modelo das Casas Comunitárias, no norte da Itália, jogaram luz à importância de iniciativas que garantam a o cuidado integral e acolhedor na velhice. Nessa sintonia, a Rede Geronto promove a reflexão sobre as boas práticas internacionais, inspiradoras na construção de políticas mais eficientes e humanizadas no Brasil.