Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Brasil sedia 11º Fórum Parlamentar do BRICS

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal sediarão, nesta terça-feira (03/06), no Palácio do Congresso Nacional, o 11º Fórum Parlamentar do BRICS. Presidentes de Parlamento e representantes e parlamentares dos países integrantes do bloco debaterão “O Papel dos Parlamentos do BRICS na Construção de uma Governança Global mais Inclusiva e Sustentável”. Parceiros e instituições internacionais, entre elas o Banco do BRICS, presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff, também estão entre os convidados. O fórum segue até quinta-feira.

Composto por 11 países, o BRICS atua como fórum de articulação político-diplomática e de cooperação do chamado “sul global”. Além dos países membros, como Brasil, Rússia, China, Irã, Cazaquistão e África do Sul, outros parceiros do bloco, a exemplo de Cuba, Belarus e Bolívia participarão do encontro, que antecede a cúpula de chefes de Estado do bloco, marcada para julho próximo, no Rio de Janeiro.

A pauta do fórum inclui temas estratégicos para o bloco. Para a construção da agenda comum, os parlamentos elegeram saúde global, desenvolvimento econômico sustentável, crise climática e governança sobre inteligência artificial (IA).

Saúde global

Com o olhar voltado ao desenvolvimento humano e social, o bloco proporá uma agenda integrada para o combate a doenças que atingem populações vulneráveis, como tuberculose e diarreia infantil, e doenças tropicais negligenciadas. A equidade em saúde é a menina dos olhos do BRICS, que proporá ações voltadas à pesquisa, produção de vacinas e políticas multissetoriais, alicerçadas nos programas Brasil Saudável e Bolsa Família.

Doutora pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade de Brasília, a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, celebra o encontro com esperança de avanços significativos à saúde global. “A cooperação entre as nações do bloco, certamente, será reverberada em fóruns multilaterais, como ONU e OMS, e dará visibilidade a significativamente à construção de políticas públicas integradas que alcancem os países mais vulneráveis socialmente”, afirma, animada.

O 11º Fórum Parlamentar do BRICS contará com salas de reuniões bilaterais para que os países possam avançar no diálogo e buscar acordos comerciais e parcerias em temas de interesse comum.

Ir para o conteúdo