EDUCAÇÃO: APRENDENDO A ENFRENTAR OS DESAFIOS DO ENVELHECER


Kerolyn Ramos Garcia, Suzana Schwerz Funghetto, Eliana Fortes Gris, Aline Gomes de Oliveira, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, do Instituto de Educação e Envelhecimento Humano e Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília (UniSER/UnB), são as autoras deste trabalho.

De acordo com as autoras, grandes desafios são proeminentes do envelhecimento populacional, destacando-se a dificuldade de acesso à educação por essa faixa etária. Nesse contexto, estratégias de enfrentamento dos desafios para um envelhecimento digno e ativo são primordiais para garantia de qualidade de vida para todas as idades. A educação enquanto estratégia de emancipação e empoderamento social vem sendo trabalhada no âmbito de programas educacionais para idosos, com vistas à melhoria das condições de vida dessa faixa populacional a partir do conhecimento sobre sua própria velhice.

Dessa forma, o Programa Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília – UniSER/UnB busca ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade por meio da educação, desenvolvendo seus objetivos de maneira a contribuir para a transformação da realidade brasileira. Protagonistas de diversas ações, os participantes do programa são desafiados a priorizar sua autonomia e desenvolver suas capacidades de contribuir socialmente e aprender ao longo de toda a vida.

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação


Publicado

em

por

Tags:

Pular para o conteúdo