Diálogos Interdisciplinares do Envelhecimento

A Edições Hipótese, do Nutecca*, lançou mais um e-book intitulado “Diálogos Interdisciplinares do Envelhecimento”, dos autores Áurea Soares Barroso, Arnoldo Hoyos, Henrique Salmazo da Silva e Ivan Fortunato (org.). A ideia do livro nasceu da proposta ousada de debater e refletir Educação, Saúde e Práticas no campo da Gerontologia. Para além de uma produção acadêmica, trata-se da sistematização de vivências teóricas e práticas que poderão dialogar com estudantes, acadêmicos, gestores, públicos leigos, e profissionais que atuam em diferentes cenários do envelhecimento.

Estima-se que até 2050, um quarto da população brasileira será composta por pessoas idosas, e as questões que emergem diante deste panorama são: Como articular recursos, ações e serviços para que o envelhecimento seja assistido e orientado? É possível orientar a formação de recursos humanos e a qualificação de serviços e da assistência em saúde para a promoção da qualidade de vida na velhice? De que modo os movimentos sociais, religiosos e de diversos grupos da sociedade civil podem se articular para as demandas inerentes ao processo de envelhecimento? Quais são as ferramentas sociais e educacionais que podem ser mobilizadas para promoção da autonomia, emancipação e saúde das pessoas idosas?

Os autores utilizaram-se essas questões como motivações para criação desse livro, cujo enfoque é mais prático do que teórico. Isso porque a literatura já conta com tratados de excelência e livros de grande circulação, mas, em contrapartida, há escassez de produções com interfaces para a prática gerontológica. Desse modo a obra reúne produções teóricas nacionais e internacionais de diversos grupos de pesquisa, e também relatos de experiência de grupos sociais que atuam e militam na promoção da saúde e bem-estar da pessoa idosa.

Trata-se de uma obra plural, dinâmica e abrangente, perpassando desde a configuração e a formação de recursos humanos em Gerontologia até resultados de intervenções com pessoas idosas em diversos contextos e vivências de envelhecimento. Clique aqui para acessar o e-book.

* O Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (Nutecca), gestado no ano de 2014, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), é um grupo de pesquisas independente, que tem foco na produção e disseminação de conhecimento transdisciplinar e no desenvolvimento de ações sociais, ambientais, culturais e educativas.

Fonte:
https://www.facebook.com/pg/geriatriaegeronto/about/?ref=page_internal


Publicado

em

por

Tags:

Pular para o conteúdo