Educação é mesmo a chave de tudo. Sabe o papo de que aprender e ensinar salva vidas? Pergunta para a professora aposentada dona Ione. Aos 92 anos, a antiga dona do colégio Instituto Nóbrega, em Fortaleza, teve melhora expressiva de saúde ao auxiliar sua cuidadora a ler e escrever.
Ione dá aulas para Maria na própria casa. A senhora disse ter ganho novo ânimo diante dos progressos vivenciados nos encontros. “Há poucos dias estava doente e disse que quase foi para o buraco”, declarou a neta Manuela Praxedes, advogada, 32 anos.
A cuidadora Maria tem 35 anos e três filhos. Ela está com dona Ione há pouco mais de um mês e não sabia nem ler e escrever.
“Quando a vovó soube disso, tratou logo de perguntar se ela queria aprender. Com a resposta afirmativa, vovó começou a ensinar”, relatou Manuela.
Todo mundo saiu ganhando. Maria teve o direito de qualquer ser humano: de se expressar. E dona Ione, aos 92 anos, “parece até mais nova”, conta sua neta.
“Ganha a Maria com conhecimento, ganha a vovó com rejuvenescimento e ganhamos nós que podemos presenciar uma cena tão linda e edificante”, celebrou a advogada.
Fonte: sonoticiaboa.com.br
Fotos: Manuela Praxedes