Geriatria e gerontologia são áreas para quem deseja trabalhar com idosos. Apesar de atuarem com o mesmo público, os segmentos possuem objetivos e campos de atuação distintos, além da formação necessária também ser um diferencial entre elas. De modo geral, ambas buscam a qualidade de vida e bem-estar da população idosa no país. Elas são cada vez mais importantes, devido ao constante crescimento da população de idosos no país. Para entender melhor sobre os cursos, continue a leitura e confira as informações que separamos.
O que é geriatria?
Geriatria é uma das especialidades da medicina e atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que atingem a população de idosos. O geriatra é o médico especializado na área e autorizado pelo Conselho Federal de Medicina a atuar como especialista na área. Para isso, é necessário realizar uma residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou conquistar aprovação em um concurso que concede Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.
O geriatra é qualificado a realizar avaliação clínica e consulta geriátrica, levando em consideração os aspectos psicossociais dos pacientes. Em sua atuação é comum lidar com doenças como as demências, diabetes, enfermidades que acometem os ossos, hipertensão arterial, tonturas, incontinência urinária, entre outras. A formação em geriatria é destinada a profissionais formados no curso de Medicina.
O que é gerontologia?
Gerontologia é uma área que lida com questões relacionadas a saúde e bem-estar social dos idosos. Por isso, o profissional pode proporcionar cuidados aos pacientes, focando na melhoria da qualidade de vida. O gerontólogo pode atuar com atendimento domiciliar, gestão de instituições com foco na saúde e lazer e prestar assistência social aos pacientes.
O curso de Gerontologia possui duração média entre dois anos (tecnólogo) e quatro anos (bacharelado). A formação pode ser feita por estudantes que tenham concluído o ensino médio. A grade curricular mescla disciplinas da área de saúde, legislação e ética.
Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva
Acompanhe mais informações sobre gerontologia no nosso site: www.redegeronto.com.br
#redegetonto #novembroazul