A ministra Damares, titular da pasta do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, planeja apresentar ao Congresso proposta para permitir a adoção de idosos no país.
Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiro têm acima de 60 anos. Dados do IBGE estimam que esse número atinja 73 milhões em 2060, o que faria a proporção dessa faixa etária na população geral passar de 14% para 32%.
Nos últimos meses, ao menos três projetos que tratam dessa possibilidade passaram a tramitar na Câmara dos Deputados. Agora, o ministério analisa a possibilidade de tentar impulsionar a medida.
A proposta, contudo, é vista com ressalvas por especialistas que atuam na área de envelhecimento e direito do idoso. Os críticos a proposta alegam que a medida pode levar a infantilização do idoso, com o suprimento de direitos que acompanham todo indivíduo adulto em posse de suas faculdades mentais.
As dúvidas em relação a proposta também atingem questões mais técnicas: que poderia estar apto a adoção e a ser adotado. Dados do Ministério da Cidadania, que responde pela assistência social no governo federal, apontam 62.980 idosos em instituições de longa permanência.
Fonte: Folha de São Paulo
#velhicesaudavel