Pular para o conteúdo

Disque Denúncia: idosos são principais vítimas de violação de direitos, em João Pessoa

Os idosos são as principais vítimas nas denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo Disque Denúncia de João Pessoa. Segundo o balanço divulgado, das denúncias formalizadas este ano, 35 foram relativas a idosos, 24 a crianças e 17 aos demais públicos atendidos do serviço.

Do começo de 2021 até o fim de outubro, o Disque Denúncia Municipal, acessado pelo número 156, recebeu mais de cem ligações, com 76 denúncias formalizadas. De acordo com a coordenação do canal, o encaminhamento das informações recebidas é feito após o despacho e análise da denúncia, para que assim os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) possam tomar as medidas no prazo de 24 a 48 horas.

Para lidar com os casos mais graves, o protocolo é contatar os órgãos de segurança pública e proteção, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Ministério Público e Conselho Tutelar.

Pelo Disque Denúncia é possível denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e pessoas em situação de rua. O serviço é gratuito e o denunciante não precisa se identificar. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

FONTE: G1

Ouvidoria - Prefeitura de Sorocaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *