Os idosos são as principais vítimas nas denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo Disque Denúncia de João Pessoa. Segundo o balanço divulgado, das denúncias formalizadas este ano, 35 foram relativas a idosos, 24 a crianças e 17 aos demais públicos atendidos do serviço.
Do começo de 2021 até o fim de outubro, o Disque Denúncia Municipal, acessado pelo número 156, recebeu mais de cem ligações, com 76 denúncias formalizadas. De acordo com a coordenação do canal, o encaminhamento das informações recebidas é feito após o despacho e análise da denúncia, para que assim os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) possam tomar as medidas no prazo de 24 a 48 horas.
Para lidar com os casos mais graves, o protocolo é contatar os órgãos de segurança pública e proteção, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Pelo Disque Denúncia é possível denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ e pessoas em situação de rua. O serviço é gratuito e o denunciante não precisa se identificar. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.
FONTE: G1