Pular para o conteúdo

Envelhecimento saudável

É cada vez maior a preocupação e o alerta de governos e entidades internacionais a respeito da necessidade de se buscar o envelhecimento saudável. Afinal qual o plano correto para atingir esse objetivo? A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2020, declarou 2021-30 “A Década do Envelhecimento Saudável”.

São sugeridas diversas atividades e atitudes para atingirmos o tão falado e sonhado envelhecer bem. Dentre eles, podemos destacar:  Cultivar relacionamentos (além de envolvimento social, mantém o cérebro ativo), usar seu tempo de forma produtiva (fazendo atividades que você goste individualmente e coletivamente), e atividades físicas (mantém a disposição e aumenta a resistência).  

Esses são apenas alguns exemplos para seguirmos envelhecendo da melhor forma possível. Aquele que envelhece de forma saudável e independente contribui ainda para o bem-estar de todos que o cercam em família e na sociedade de modo geral, tirando do idoso o estigma de dependente dos serviços sociais e de saúde.

Enfim, são muitas as vantagens para quem encampa a ideia de seguir alguns itens desse cinturão de atividades, que propiciam bem estar, saúde e porque não; felicidade e prazer no envelhecimento.

Por Alexandre Lemos

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *