Pular para o conteúdo

Discriminação contra o Idoso no mercado de trabalho

Descriminar o idoso no mercado de trabalho é um delito previsto em Lei. Desde de 2003, a Lei conhecida como Estatuto do Idoso, se aplica em razão da idade, em tratar a pessoa de forma injusta ou desigual, criando empecilhos ou dificuldades de acesso a operações bancárias, meios de transporte, além do mercado de trabalho.

Entre as dificuldades que os idosos enfrentam para retornar ao mercado de trabalho estão: a concorrência com os mais jovens (facilidades com os meios digitais), questões como mobilidade, e tempo de permanência no local de trabalho.

No entanto, conta a favor dos trabalhadores da terceira idade, a experiência adquirida em tantos anos, tranquilidade para resolver eventuais problemas no ambiente de trabalho, e visão ampla de organização. São valores requisitados pelo mercado de trabalho.

Entre os motivos que levam o idoso a buscar um posto de trabalho estão: complementar a renda, já que a maioria são aposentados com rendimentos insuficiente para arcar com suas despesas, ocupar a mente, além de se sentirem úteis e produtivos. 

Esse é um enredo que normalmente se aplica a roda viva que é conseguir um lugar cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. Com a nova era pós pandemia, tem-se a esperança que essa população cada vez maior de idosos, encontre seu lugar, se qualificando via cursos on-line, aliando a experiência adquirida aos novos conceitos de trabalho.

São muitas as vantagens para uma empresa contar com profissionais da terceira idade em seus quadros. São pessoas valiosas e não podem ser esquecidas pelo mercado de trabalho.

Nossa parceira 2em1 Educacional possui vários cursos de atualização para que esses profissionais possam retornar ao mercado de trabalho, acesse e confira: www.2em1educacional.com.br.

Por Alexandre Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *