Fonte de grande uma preocupação entre os idosos, é o risco de queda, afinal uma queda na terceira idade pode ser prejudicial e irreversível para a saúde do idoso. Vários fatores contribuem para esse fantasma que paira sobre os mais idosos. Fragilidade física, diminuição da massa muscular e do campo de visão, artrose, osteoporose, ou seja, doenças que fragilizam os idosos.
A maior preocupação que as quedas de idosos causa é a recuperação: normalmente, os efeitos de um episódio assim podem ter consequências graves em pessoas que estão na terceira idade. Por isso, todo o cuidado é bem-vindo para a prevenção.
Algumas medidas podem amenizar esse temor e evitar riscos desnecessários. Uma melhor iluminação, acessórios de segurança e adaptações em banheiros e quartos, podem trazer maior tranquilidade para aqueles com idade mais avançada.
Os registros de quedas com idosos de oitenta anos ou mais, são mais comuns. Para que esses fatos não ocorram com tanta frequência, algumas medidas podem ser adotadas. Entre elas, evitar movimentos bruscos, sapatos altos, nunca andar só de meias, além de não carregar pesos.
Contribuem ainda, mudanças simples no cotidiano como: melhor organização dos móveis e pequenas adaptações em casa como tapetes não derrapantes. Além de mais segurança, as medidas podem evitar as tão temidas quedas, que causam pavor e prejuízos físicos no envelhecimento.
Investir em medidas preventivas, juntamente com o acompanhamento de uma equipe de saúde, é um bom caminho. Criar uma rotina de exercícios físicos para o fortalecimento dos músculos é uma ótima opção, além disso, vitaminas e banho de sol ajudam nessa trajetória do envelhecimento. Não se esqueçam que sempre seguindo orientações médicas e vamos em frente.
Por Alexandre Lemos