Visita ao centro de trabalho voluntário com foco na transgeracionalidade abre o 5º Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia e Serviços em Saúde.
Na manhã do dia 16 de fevereiro, a delegação brasileira se dirigiu à cidade de Modena, que fica ao oeste da Província de Bolonha na Emilia Romagna, para conhecer o Centro comunitário I Saggi que desenvolve um trabalho de recuperação da cultura, tradição e memória com os anciões da Comune di San Cesario sul Panario.
Ao chegar na sede do centro comunitário, a delegação se deparou com uma aula de culinária. Cerca de 10 ilhas, cada uma cercadas por três crianças acompanhadas de um idoso que as ensinava a fazer um pãozinho recheado com marmelo, típico da região.
Na sequência, já dentro de uma sala, a Maria Borsari, coordenadora de atividades do centro I Saggi, apresentou o modelo de voluntariado adotado pelo centro comunitário. A estrutura horizontal da organização e o comprometimento dos voluntários com os projetos que se envolvem foram o destaque da fala da Maria.
Usando como exemplo a atividade que estava sendo realizada no salão principal do centro, a coordenadora deixou claro que aquele era o terceiro encontro do projeto. Aquelas crianças estavam tendo uma aula prática sobre cereais para reforçar o conhecimento teórico sobre o assunto que aprenderam na escola.
A mágica de cada projeto acontece no trabalho de recuperação da tradição e memória. Neste projeto em específico, o pãozinho doce que as crianças fizeram com os idosos no centro serão o ponto de contato para o aprofundamento da história tradicional da sua região no retorno destas crianças às suas casas, tornando viva a história e a memória.
Mais de 60 voluntários fazem parte deste Centro Comunitário, que apesar de estruturalmente mantido pela prefeitura, funciona de forma independente e rizomática. Cada voluntário se dedica apenas a um projeto, para que não interfira em suas atividades particulares e o senso de responsabilidade social e com a sua comunidade é algo destacado em toda a apresentação da I Saggi.
Regados à pãozinho de marmelo e café quentinho, trocas entre a delegação brasileira e os voluntários do centro comunitário foram feitas e a manhã do primeiro dia do 5º Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia e Serviços em Saúde foi marcado pela importância de trazermos a pauta do idoso para discussão por um viés da sua contribuição como ser social, força de trabalho e memória das tradições de uma comunidade.
Para saber mais sobre o trabalho do Centro Socio Aggregativo I Saggi, basta acessar o site da Comune di San Cesario sul Panaro: https://www.comune.sancesariosulpanaro.mo.it/ .