Pular para o conteúdo

Projetos da Universidade Veiga de Almeida são destaque no primeiro dia de evento na Itália.

Apresentações de projetos sobre saúde do idoso no 5º Encontro da Rede Internacional de Estudos em Gerontologia e Serviços em Saúde que aconteceu na cidade de Modena destacaram a importância do corpo ativo do idoso.

Delegação brasileira com as autoridades sanitárias de Modena

Durante a tarde do dia 16 de fevereiro na Casa dela Comunità di Modena houve o encontro do laboratório Italo-brasileiro. A abertura foi feita pelo Dr. Spano seguido pelas apresentações do Dr. Fabbo e Dr. Savino.

As apresentações moderadas pelo Dr Fabbo trouxeram a visão italiana sobre os cuidados com a memória e o corpo da população idosa. Foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • Le palestre della Memoria: le esperienze di Modena e província – por Giuliana Bulgarelli e Chiara Galli;
  • In Forma Mentis: allenamento, memoria, nutrizione e attivitá física – por Annalisa Baglieri, Laura Bernaroli;
  • Air-Alzheimer: la prevenzione della demenza – por Emanuele Villani e Vincenzo Acchiappati;
  • La Comunità amica (DFC) – por Glenda Garzetta;
  • Il sostegno al caregiver nella promozione dell’invechiamento attivo – por Loredana Liguabue;

Estes trabalhos podem ser vistos no canal da 2em1 educacional no youtube acessando o link: https://www.youtube.com/live/y6-M8b9w_cA?feature=share

Apresentação de trabalhos – Emanuele Villani e Vincenzo Acchiappati

Na sequência houve a apresentação das experiências da Universidade Veiga de Almeida – UVA, apresentadas pelas professoras Rita Leniza e Vanessa da Rocha.

  • Possibilidades de acompanhamento no processo de envelhecimento no centro de saúde e pesquisa da Universidade Veiga de Almeida – por Rita Leniza e Maria Beatriz;
  • Saúde Mental, Movimento e Envelhecimento – por Vanessa da Rocha e Igor da Silva.

A experiência brasileira levou uma outra visão sobre o processo de ensino-aprendizagem, inclusão da comunidade e práticas entre professor e aluno. A comunidade italiana ficou extremamente encantada com a experiência apresentada pela UVA que despertou o interesse de um intercâmbio para aprender com a comunidade brasileira.

As apresentações da UVA também podem ser assistidas pelo canal da 2em1 Educacional no Youtube acessando o link: https://www.youtube.com/live/H8cRDt4ANOw?feature=share .

A transmissão dos trabalhos Brasileiros com a Profa Rita Leniza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *