Iniciativa de uma rede de supermercados holandesa faz parte de programa social que visa combater a solidão dos mais velhos
A cadeia de supermercados Jumbo, originária dos Países Baixos, designa um guichê especial para os clientes que desejam interagir com os atendentes. Essa iniciativa foi estabelecida em 2019 como parte de um projeto social voltado ao combate da solidão e está presente em 200 filiais da rede em território nacional.
No “Kletskassa” (termo que significa “caixa de conversação” em tradução livre), não há necessidade de se preocupar com a rapidez ao realizar as compras, pois os operadores estão disponíveis para esclarecer dúvidas. Os clientes com mais pressa têm a opção de utilizar o atendimento automático ou o caixa convencional para efetuar o pagamento de seus produtos.
Essa medida tem como objetivo atender, principalmente, as pessoas idosas, que tendem a experimentar maior solidão. A implementação faz parte de um programa social que reúne empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos, com o propósito de auxiliar a população idosa do país.
Na Holanda, especialistas da Universidade de Maastricht divulgaram um estudo em 2021, no qual estimaram que aproximadamente 40% dos cidadãos holandeses enfrentam algum grau de isolamento social. Conforme apontado pela pesquisa, a solidão intensa indiretamente acarreta um custo anual de €3,5 bilhões ao país em termos de cuidados de saúde.
A solidão está estreitamente associada a condições de saúde mental, como depressão e ansiedade, e tem sido abordada por diversos países como uma questão de saúde pública. Em 2018, a Inglaterra estabeleceu um ministério específico para mensurar e implementar políticas públicas com o objetivo de combater o isolamento social.
Fonte: Jornal Nexo
Juliana Mucury – Relações Públicas