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Ciclo Internacional de Eventos sobre Cuidado em Saúde nos Territórios: a atenção primária em foco

Na tarde da quinta-feira, dia 29 de junho de 2023, aconteceu no âmbito do evento intitulado Ciclo Internacional de Eventos sobre Cuidado em Saúde nos Territórios: a atenção primária em foco, organizado pela Rede Unida, a visita e a roda de conversas sobre iniciativas da extensão universitária do UniSER/UnB para apoio ao envelhecimento ativo, encontro este, promovido pela Rede Geronto.

Contamos, também, com as contribuições de convidados do Brasil e da Itália, que atuam na área da saúde e do envelhecimento. Dentre os brasileiros estavam presentes Prof Dr. Alcindo Antônio Ferla (Rede Unida), Profa Dra Maria Augusta Nicole (Universidade de Parma/Itália), Profa Dra. Kerolyn Garcia (UniSER/UnB) e demais representantes, professores e estudantes, do programa UniSER. A Profa Dra Suzana Schwerz Funghetto (Rede Geronto) recebeu os convidados para compartilharem suas experiências oriundas dos trabalhos, ensino e pesquisa da UniSER/UnB.

A professora Suzana Funghetto iniciou sua fala apresentando, aos estudantes da UniSER, a proposta da Rede Geronto, empresa que se dedica a atender, por meio de produtos, serviços e pesquisas, as necessidades e especificidades do mesmo tipo de público, a saber, os idosos.

Com a palavra, o professor Alcindo Ferla compartilhou brevemente algumas de suas experiências, como médico e pesquisador, na região Amazônica junto a comunidades indígenas e ressaltou o alto valor dado, na cultura destes povos, à sabedoria dos idosos. Relatou, também, que conforme sua experiência na região da Emília Romana, na Itália, pode constatar que essa região é uma das mais articuladas para atender as demandas dos idosos, assim como também é exemplo de voluntariado na Europa.

Ferla disse ainda que enquanto pesquisador colaborador em projetos da Rede Geronto, bem como em outras de suas pesquisas ligadas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e demais Instituições com as quais colabora, sempre existiu  um forte desejo em aprender mais sobre o envelhecimento a fim de auxiliar na formação de outros profissionais e na construção de Políticas Públicas efetivas para os idosos.

A professora Maria Augusta abordou a temática do envelhecimento problematizando a questão do trabalho na vida dos idosos. Segundo ela, na Europa, mas não somente na Europa, existe uma forte preocupação com o trabalho. E se diminuírem os postos de trabalho isso afeta, também, diretamente os jovens. Por conta disso, tem-se observado um problema social derivado de situações de trabalho escravo, não remunerado. A professora disse, ainda, que contemporaneamente se entende, na sociedade, que é o trabalho que gera valor à pessoa, logo o aposentado que não mais trabalha tende a se sentir desprestigiado. Porém, quando volta a conviver socialmente, como por exemplo, em projetos ofertados pela UniSER ele recupera o prazer e volta a contemplar a vida. Assim, ela alerta que precisamos recuperar o “saber” fora do mundo do trabalho, pois já o esquecemos.

A Profa Dra Karolyn Garcia, da UniSER, ressaltou em sua fala inicial a importância da concepção de grupo, do coletivo, para que possamos construir iniciativas exitosas juntos. Evidenciou que na UniSER esse preceito é uma realidade, pois tanto colaboradores e quanto estudantes participam ativamente do processo de construção desse projeto, que já fora muito apresentado no exterior como uma experiência brasileira bem-sucedida.

Como pudemos acompanhar durante todo o evento, por meio das contribuições de diferentes pesquisadores, a Profa Dra Karolyn, não obstante, também, destacou a importância das pesquisas e inovações voltadas para os idosos serem impreterivelmente desenvolvidas junto com eles, com sua participação ativa durante todo o processo.

Nesse sentido, os projetos de pesquisa de mestrado e de doutorado, na área do envelhecimento, no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), também orientados pela Profa Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowsli (UniSer/UnB), se pautam na premissa de que todo o trabalho com os idosos precisa ser realizado junto com eles para que seus resultados sejam verdadeiramente válidos e relevantes.

A professora Karolyn comentou sobre o crescimento do Programa UniSER que começou como um Projeto de Extensão e transformou-se em um Programa que conta, atualmente, com um conjunto de projetos em diferentes áreas, todos voltados a estudantes idosos. Além disso, ressaltou que o Programa continua a crescer e, por isso, já é compreendido como um Centro Integrado de Ensino & Pesquisa (CIU/UniSER), o qual já se encontra internacionalizado a partir da parceria com a Rede Humanizar/ 4Humanz, da Universidade do Porto, em Portugal.

As professoras Karolyn e Suzana relembraram a época em que foi criada uma brinquedoteca na UniSER, pois perceberam a demanda por esse serviço uma vez que muitas estudantes do projeto levavam seus netos e netas para as aulas. Diante disso, fora ofertado um curso na área da educação infantil, pela Profa Suzana, para melhor atender o público de crianças neste espaço de brincadeiras e aprendizagens.

Por fim, a roda de conversas contou com a participação e o entusiasmo dos estudantes do UniSER, que deram importantes testemunhos sobre o impacto positivo dos projetos da UniSER em suas vidas.

Dessa forma, a partir da indagação aos estudantes sobre “o que a UniSER representa na sua vida?” um enriquecedor relato de histórias de vida foi suscitado. Alguns estudantes apresentaram que não possuíam literacia digital e sentiam-se muito desconfortáveis com essa limitação e a colaboradora da UniSER, a mestranda Isabella Gomes de Oliveira Karnikowski, problematizou que a tecnologia disponível, muitas vezes, não abarca as especificidades da pessoa idosa, pois nem todos os produtos são desenvolvidos a partir da colaboração valiosa do idoso. Outras histórias, sobretudo, relativas aos processos de saúde e doença foram compartilhadas pelos estudantes.

A professora Karolyn, apresentou alguns aspectos da participação ativa dos estudantes que agregam e interferem na proposta pedagógica dos cursos, a partir de seus feedbacks. Segundo a professora, um dos eixos de trabalho da UniSER se refere a área de “Arte e Cultura”, a qual passou por reformulação após esse indicador não ter sido tão bem avaliado pelos estudantes. Os estudantes, à época, relataram que sentiam uma certa dificuldade em como articular, nessa disciplina, a produção, a criatividade e a emoção. Dessa forma, a equipe pedagógica organizou-se para repensar as possibilidades e inovar seus métodos para melhor atender os estudantes e os objetivos desse eixo, no âmbito do curso ofertado pelo projeto da UniSER. Portanto, uma característica do trabalho na UniSER é manter o diálogo aberto, valorizar as considerações dos estudantes e construir um projeto juntos, para que a educação, as trocas e experiências sejam qualificadas neste transcurso.

Ao final da tarde foi proposta a apresentação de uma cena teatral, produzida em uma das disciplinas do curso da UniSER, na qual os estudantes encenariam uma narrativa construída coletivamente a partir de narrativas individuais derivadas de fragmentos de histórias de vida destes estudantes.

Por fim, encerrando os trabalhos da tarde, a Profa Dra Suzana agradeceu a todos os envolvidos, convidados, professores, estudantes, colaboradores, Instituições parceiras e apoiadores da Rede Geronto, em especial a UniSER, pela rica troca e compartilhamento de experiências durante esse relevante evento, na área do envelhecimento humano.

Por Priscila Fonseca Bulhões – Rede Geronto

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