Pular para o conteúdo

Rede Geronto se destaca em Seminário Internacional que debateu os impactos e preocupações para o envelhecimento ativo e com qualidade de vida.

No intuito de trazer sempre novidades e melhorias na qualidade de vida da pessoa idosa, a Rede Geronto participou nessa semana (11 a 13), de Semanário Internacional na Universidade do Porto – Portugal.

Foram três dias de intenso debate em torno do tema envelhecimento humano. Professores, Pesquisadores e Estudantes Brasileiros e Europeus, apresentaram seus trabalhos, sempre com foco em soluções e melhorias para o envelhecimento saudável.

Nesse sentindo, em palestra intitulada, “Os Desafios do Envelhecimento em um Mundo Cada Vez Mais Desigual”, Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional da Longevidade – Brasil, destacou a revolução da longevidade e os desafios do envelhecimento global.

Kalache apresentou dados mostrando como a expectativa de vida aumentou significativamente ao longo dos anos, especialmente no Brasil, onde passou de 47 anos em 1945 para 77 anos em 2023. Ele enfatizou, a rapidez do envelhecimento global e a necessidade de adaptação das sociedades a este novo paradigma demográfico.

Segundo ele, “é importante desenvolver uma cultura de cuidado que considere não apenas as necessidades, mas também os direitos dos idosos, incluindo saúde, aprendizagem, trabalho, proteção, seguro, participação social e renda mínima, além de combater a exclusão social”.

Outro tema em destaque foi “O papel da atenção domiciliar na assistência ao idoso, apresentado por Leonardo Antônio dos Santos Baltazar, da Associação Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar.

Ele contou a experiência de atendimento a mais de 30 mil pacientes com serviços de urgência e emergência, além de remoção, em que a média de idade dos pacientes atendidos é de 82 anos.

Os participantes apresentaram ainda preocupações com temas e cuidados fundamentais durante o envelhecimento.

1.Prática regular de atividade física, 2. Prevenção de quedas, 3 Tratamento da depressão.

De acordo com a CEO da Rede Geronto, Prof.ª Suzana Funghetto, o objetivo da Rede é sempre de se conectar com o que há de melhor em torno das pesquisas e estudos que giram sobre o tema.

Por isso, novos encontros estão sendo programados para acontecerem no Brasil e na Europa. “A Rede Geronto tem esse compromisso com nossos parceiros, filiados, e com todos aqueles que convergem para tema envelhecimento saudável. Estamos sempre atentos a novas tecnologias e soluções que levem a essas questões”, disse ela. O próximo encontro Internacional ocorrerá nas cidades de Bolonha, Parma e Modena na Itália, no mês de fevereiro/2025.

Segue nossa programação para o próximo evento:

2ª Edição do Programa de Formação no Sistema de Serviço Social e de Saúde da Itália na Região Emília-Romana – Rede Geronto

Acompanhe a gente também nas redes sociais:
Rede Geronto
@redegeronto
Whatsapp +55 61 999270-1441

Fonte: Alexandre Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *