Instituições de Ensino Superior se Preparam para Comunicações de Ações relacionados ao Envelhecimento Saudável em Fórum Internacional

Nos dias 6 e 7 de agosto, diversas instituições estarão reunidas no Fórum Internacional Sabias Vivências, no Distrito Federal. O evento promovido pela Rede Geronto, 2em1Educacional, ANACEU, Ciu da Uniser, Rede Unida, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Escola do Legislativo e UNB focado em promover o envelhecimento saudável através de iniciativas educacionais e científicas inovadoras trazendo um paparelo dos trabalhos desenvolvidos no Brasil e na Itália.
Confira como algumas instituições brasileiras estão se destacando nesse campo:

UniFAEMA

O Centro Univeristário UniFAEMA se destaca em atividades extensionistas dedicadas ao envelhecimento em comunidades ribeirinhas e indígenas , contribuindo significativamente para o conhecimento e pesquisa na área da saúde. A transição demográfica, tem com consequência o envelhecimento populacional e aumento das doenças crônicas degenerativas (DCNTs), conduzindo a uma pior sobrevida e onerando o Sistema Único de Saúde. Foram realizados 2 estudos transversais em 2 localidades distintas Monte Negro, Rondônia e Humaitá, Amazonas. A primeira população constituída de migrantes do sul/ sudeste a partir de 1980 e a segunda de pessoas que vivem às margens do rio Madeira há pelo menos 200 anos. Esse é o trabalho liderado pelo professor Luis Luís Marcelo Aranha Camargo que tem como foco o Envelhecimento na Amazônia Brasileira.

UniDomBosco

O Centro Universitário Dom Bosco, em Curitiba no Paraná oferece uma pós-graduação em Gerontologia, capacitando profissionais para lidar com os desafios específicos do envelhecimento. Também realiza trabalhos de pesquisas com o tema Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracterizado pela limitação ao fluxo aéreo, devido à inflamação crônica não totalmente reversível das vias respiratórias, principalmente na bronquite crônica ou pela destruição do parênquima como no caso do enfisema pulmonar em idosos, nos cursos da área da saúde além de trabalhos de extensão comunitária que prepara os seus alunos nos currículosde graduação para o enfoque dos temas longevidade, cuidados paliativos e aprendizagem ao longo da vida.

UNBD

O Centro Universitário DOM BOSCO (UNDB) em São Luís do Maranhão mantém relevantes trabalhos voltados ao envelhecimento, em especial grupos e linhas de pesquisa nos cursos de Saúde e em especial na Medicina que enfocam as necessidades loco regionais relacionadas ao desenvolvimento humano, cultural, socioeconômico, científico, tecnológico, e considerando o perfil epidemiológico da região, nas áreas de Psicologia Hospitalar, Saúde Mental, Ciências da Reabilitação, Aprendizagem, Longevidade e Cuidados Paliativos.

Faculdade Santo Antônio

Localizada em Caçapava (SP), a Faculdade Santo Antônio se destaca com iniciativas como cursos de cuidador de idosos e uma pós-graduação em Atenção e Cuidado desses sujeitos na área da saúde e gestão. Recentemente, promoveu um projeto inovador para assegurar os direitos dos idosos na comunidade e na região do Circuito da Fé no estado, que tem na cidade de Aparecida um grande diferencial religioso.

Estudantes da saúde da FSA também estão transformando vidas através de práticas como a fisioterapia em grupo, impactando positivamente na qualidade de vida dos idosos, em orientações farmacêuticas em relação ao usos racional de medicamentos, na área da psicologia e gestão uma vez que o município tem um grande número de idosos que é ativo na comunidade.

UniGoyazes

O Centro Univesitário UniGoyazes, localizado em Trindade, Goiás tem se destacado com ações de extensão sobre Envelhecimento Ativo na perspectiva do modelo da capacidade funcional, terapia ocupacional, saúde bucal, oftalmológica focada na prevenção do envelhecimento.

Essas instituições não apenas contribuem para o avanço do conhecimento sobre o envelhecimento, mas também capacitam profissionais e transforem positivamente a vida dos idosos através de iniciativas práticas e inovadoras.

O evento Sabias Vivências promete reunir esses esforços para um futuro mais saudável e inclusivo para a população idosa.

Para se inscrever acesse: https://landing.2em1educacional.com.br/forum-sabias-vivencias#rd-form-joq3m2m5

Para apresentar trabalhos inscrições até o dia 31 de julho de 2024 no link: https://landing.2em1educacional.com.br/forum-sabias-vivencias#rd-box-lyrs8i27

Pular para o conteúdo