A Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Cuidados no Sistema de Envelhecimento – Rede Geronto, participou como convidada do I encontro do Ecossistema, realizado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa CIU/UniSER. O encontro tem como objetivo discutir a saúde como forma de vida saudável.
O foco é o envelhecimento humano saudável e ativo. Nesse sentindo, pesquisadores, professores e especialistas debateram nesta sexta-feira (23), na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf), como identificar pontos de interesse comuns nos trabalhos desenvolvidos sobre o tema. A ideia é criar um mapa em que todos os interesses de cada participante sejam identificados e alinhados em áreas comuns de colaboração.
De acordo com a professora Margo Karnikowski, coordenadora geral do CIU/UniSER, “os eixos temáticos serão implementos possibilitando sua convergência, além de criar redes de usuários, possibilitando soluções que beneficie a sociedade em geral, priorizando a população idosa”.
Já a professora Suzana Funghetto, diretora geral da Rede Geronto, destacou que “iniciativas como essa traz sempre a união de forças daqueles diretamente envolvidos na questão do envelhecimento saudável”. Quero louvar a presença dos diferentes pesquisadores de instituições públicas e privadas do Distrito Federal e do Estado de Goiás, disse ela.
O CIU faz parte de uma estrutura da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Decanato de Pesquisas e Inovação da Instituição. Seu maior objetivo é buscar soluções e inovações capazes de transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre visando a longevidade.
Entre suas estratégias estão: implementar rotinas de trabalho a partir de eixos temáticos, promover a colaboração interdisciplinar e multisetorial, fomentar transferências tecnológicas e de Know-How, além de prospectar pesquisadores e organizações.
Acompanhe a gente também nas redes sociais:
Instagram: @redegeronto
Whatsapp +55 61 999270-1441
Por Alexandre Lemos – Jornalista