A Câmara dos Deputados foi palco dia 1 de outubro de uma audiência pública em homenagem ao programa UniSER, da Universidade de Brasília comemorando o Dia Internacional do Idoso. O evento reuniu parlamentares, especialistas e membros da comunidade acadêmica e idosos para debater a importância da educação para pessoas mais velhas e os desafios para a construção de um novo contrato social que inclua esses sujeitos como protagonistas do processo educativo.
A Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento – Rede Geronto participou do evento a convite da Profa. Dra. Margo Karnikowski, coordenadora geral do Programa e do CIU/UniSER da Universidade de Brasília.
Durante a sessão promovida pelo Deputado Reginaldo Veras foram destacados os resultados dos 10 anos de trabalhos e pesquisas realizadas no âmbito do UniSER, que apontaram para a efetividade do programa na promoção do bem-estar, da autonomia e da cidadania de seus participantes. OS membros da mesa defenderam a criação de políticas públicas que garantam o acesso à educação para pessoas de todas as idades, a formação de profissionais qualificados para atender às necessidades específicas da população idosa e a adaptação dos espaços educacionais para receber pessoas com diferentes necessidades.
O programa apresentado pela professora Profa. Dra. Camila Alves, oferece ações de educação ao longo da vida, cursos, oficinas e atividades culturais para adultos e idosos de forma intergeracional. Esse processo baseado em uma metodologia ativa de aprendizagem para adultos foi reconhecido como um modelo de educação capaz de promover a troca de experiências e a construção de conhecimento conjunto entre diferentes gerações, o que foi ressaltado pela futura reitora da UnB pela profa. Dra. Rozana Naves.
A deputada Erika Kokay colocou a necessidade de ampliar o alcance e o impacto de iniciativas como o UniSER foi um ponto central do debate. A Profa. Dra. Suzana Funghetto, da Rede Geronto, ao final do evento destacou que é necessário o cumprimento de políticas educacionais para idosos nas universidades brasileiras e internacionais com programas e metodologias específicas que reconheçam sentimento de pertencimento por parte dos estudantes mais velhos.
A necessidade de se estabelecer um novo contrato social para a educação, que reconheça os idosos como sujeitos de direito e protagonistas do processo educativo, foi enfatizada durante a audiência. A construção de uma sociedade para todas as idades, onde o envelhecimento seja visto como uma oportunidade de crescimento e aprendizado, requer o engajamento de diferentes setores da sociedade. A homenagem ao UniSER na Câmara dos Deputados coloca em evidência a importância de se pensar o futuro da educação para idosos no Brasil. As experiências exitosas do programa, juntamente com as demandas por políticas públicas mais abrangentes, apontam para a necessidade de se construir um sistema educacional mais inclusivo e que valorize a riqueza e a diversidade de cada fase da vida.