A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, realizou uma audiência pública em celebração à Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, iniciativa criada pelo Papa Francisco em 2020.
O evento solicitado pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), contou com a participação de especialistas, representantes de instituições e ativistas em defesa dos direitos dos idosos.
A deputada Lígia Gualberto (PT-BA), destacou que a maioria da população idosa é composta por mulheres, ressaltando a necessidade de abordar suas necessidades específicas. Ela também chamou a atenção para a crescente pirâmide etária do Brasil, que se torna cada vez mais envelhecida, exigindo um olhar mais atento para o envelhecimento saudável.
O tema central da audiência foi o envelhecimento saudável e a importância de ações intersetoriais que promovam condições para que os idosos possam envelhecer com saúde e dignidade. No encontro, foi ressaltado que, além de reconhecer as contribuições dos avós e idosos, é crucial implementar políticas públicas que garantam seu bem-estar.
Os participantes discutiram a importância de sensibilizar a sociedade sobre a população idosa e trocaram experiências sobre boas práticas entre os setores que atuam no cuidado e promoção do bem-estar dos idosos.
Entre as principais propostas, destaque para a criação de uma rede de apoio robusta para garantir que os direitos e as necessidades dessa população sejam atendidos de maneira eficaz.
As discussões geraram um clima de esperança, com muitos acreditando que novas diretrizes e ações concretas poderão surgir a partir do encontro.
O evento não apenas celebrou os avós e idosos, mas também reforçou o compromisso de fortalecer sua inclusão e reconhecimento, promovendo uma visão mais respeitosa e digna sobre suas contribuições à sociedade.
Fonte: Agencia Câmara dos Deputados.