- KARNIKOWSKI, I.G.O. – Universidade do Porto – Portugal
- FERREIRA, R.O. – Universidade de Brasília – Brasil
- PAIVA, M.R.F. – Universidade de Brasília – Brasil
- LIMA, S.A. – Universidade de Brasília – Brasil
- ANDRADE, E.B. – Universidade de Brasília – Brasil
- PAULIN, M.E.M.C. – Universidade de Brasília – Brasil
- CRISTALINO, G.I.S. – Universidade de Brasília – Brasil
- JARDIM, J.V.L. – Universidade de Brasília – Brasil
- KARNIKOWSKI, J.A.G.O. – Universidade do Porto – Portugal
- OLIVEIRA, A.G.6 – Universidade de Brasília – Brasil
RESUMO:
INTRODUÇÃO: O empreendedorismo social tem ganhado destaque por sua capacidade de gerar impacto positivo na sociedade, especialmente em áreas como o envelhecimento populacional.
OBJETIVO: Desta forma, o objetivo desta investigação é realizar um estudo de caso sobre a UniSER, um programa de extensão da Universidade de Brasília focado na promoção do bem-estar e da cidadania para pessoas com 45 anos ou mais, analisando se o supracitado programa se enquadra nas definições de empreendedorismo social.
MÉTODO: Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema do empreendedorismo social, a fim de evidenciar seus principais marcadores. Em seguida, discutiu-se sobre o lugar que as temáticas do envelhecimento saudável e, particularmente, da educação ao longo da vida, podem ocupar dentro do espectro do empreendedorismo social. Posteriormente, realizou-se uma análise do conteúdo (Bardin, 1977) dos relatórios de 2021 e 2022 da UniSER.
RESULTADO: Os relatórios de 2021 e 2022 da UniSER demonstram a evolução do programa e sua caracterização como exemplo de empreendedorismo social, com um foco em estratégias de gestão, inovação, e finalidade social. Foram observadas cinco categorias: “Emprego de Estratégias de Gestão e Finalidade Social”, “Nome ‘Agente’,” “Gestão/Empresarial”, “Proliferação,” e “Inovação.” A análise destacou a relevância de alguns colaboradores, a ampliação do programa e a inovação nas práticas de ensino, especialmente durante a pandemia. A UniSER se afirma como uma iniciativa pública voltada para a inclusão e o envelhecimento saudável.
CONCLUSÃO: Com base nestes documentos, argumentou-se que a UniSER se trata de um caso de empreendedorismo social. Conclui-se que programas como este podem contribuir para a resolução de questões sociais pertinentes associadas ao envelhecimento saudável, demonstrando inovação e eficiência de gestão, conforme indicado na revisão bibliográfica.
DESCRITORES: Empreendedorismo social, UniSER, Envelhecimento Saudável, Educação ao Longo da Vida, Impacto social.
REFERÊNCIAS: Morais-da-Silva, R. L., Orsiolli, T. A. E., & Nobre, F. S. M. (2022). Sustainable entrepreneurial ventures and the bottom of the pyramid: Creating sustainable values and opportunities. BAR-Brazilian Administration Review, 19, e190101. Witkamp, M. J., Raven, R. P., & Royakkers, L. M. (2006). Strategic Niche Management of Social Innovation: the case of Social Entrepreneurship in the Netherlands. Working Paper.