fbpx     Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Uso do Bingo como atividade de estímulo cognitivo, social e físico: relato de experiência

  • Raquel da Silva Sousa – Universidade de Brasília
  • Bruna da Silva Sousa – Universidade de Brasília
  • Erli Neuhauss – Universidade de Brasília
  • Viviane Lovatto – Universidade de Brasília
  • Vera Regina Fernandes da Silva Marães – Universidade de Brasília

RESUMO:

INTRODUÇÃO: O processo de institucionalização envolve inúmeros desafios para a população idosa, principalmente pela mudança de rotina no desenvolvimento de suas tarefas de vida diária. O convívio com novas pessoas pode ser desafiador, principalmente pelo processo de sociabilidade diferente que ambos passaram, com isso, a equipe multiprofissional tem como atuação na qualidade de vida e conforto de idosos em ambiente institucionalizado.

OBJETIVO: Descrever o processo de socialização de idosos em instituição de longa permanência por meio de atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinar.

MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência a respeito das atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinar em uma instituição de longa permanência do Distrito Federal. A instituição apresenta idosos de sexo biológico feminino e masculino, com idade entre 60 e 101 anos, em que os idosos são distribuídos por alas, e realizam diariamente atividades propostas pelas equipes de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Destas atividades, algumas são realizadas em equipe, unindo assim todas as profissões, em que uma dessas atividades, é o Bingo que ocorre às sextas-feiras.

RESULTADOS: O bingo é uma das atividades realizadas em conjunto pela equipe multidisciplinar, sendo está uma atividade que tem por objetivo promover aspectos cognitivos e em saúde mental. Essas atividades desenvolvidas de forma coletiva, foram pensadas em decorrência da permanência dos idosos em seus quartos, e ausência de diálogo e interatividade entre os idosos institucionalizados, seja de mesma ala, ou entre diferentes alas. Para o desenvolvimento dessa atividade, os idosos são dispostos em mesas que permitam sentar-se em grupos favorecendo assim o contato e diálogo entre eles. O bingo por meio de cartelas com números e letras, estimulam aos idosos a atenção, reforça o raciocínio lógico e favorecem assim a preservação cognitiva pois os idosos precisam manter a organização de acompanhamento das pedras que estão sendo retiradas pelo locutor e ainda a identificação de números e letras respectivos em suas cartelas. De forma que as pedrinhas que permitem a marcação dos números correspondentes, são facilitadores ao desempenho da tarefa, promovendo assim a motricidade fina, tendo em vista que as cartelas são pequenas o que exige preensão palmar, coordenação motora e motricidade fina. Como o jogo necessita de habilidades cognitivas e físicas, os idosos com dificuldades de desempenhar as tarefas do Bingo, pedem ajuda aos companheiros para marcação dos números selecionados. Com o passar das semanas, foi possível observar que os idosos começaram a formas equipes que ficavam juntos, o que favorecia conversas entre eles, e cumplicidade no desenvolvimento da atividade.

CONCLUSÃO: O bingo promoveu uma maior interatividade entre os idosos, o que favoreceu a cumplicidade entre os idosos, promoveu um diálogo que antes dessa atividade não era existe. Promoveu aspectos positivos quanto a cognição, preensão, motricidade e socialização de idosos que geralmente ficavam fora do desenvolvimento das atividades.

DESCRITORES: Sexualidade, Homens, Estimulantes Sexuais, Doenças Cardiovasculares.



Publicado

em

por

Tags:

Pular para o conteúdo