- Maria Eliza de Aguiar e Silva – Centro Universitário São Lucas
- Eloá de Aguiar Gazola – Centro Universitário São Lucas
- Ivan Machado Martins – Centro Universitário São Lucas
- Maricélia Messias Cantanhêde dos Santos – Centro Universitário São Lucas
- Viviane Castro de Araújo – Centro Universitário São Lucas
- Suzana Schwerz Funghetto – Centro Universitário São Lucas
RESUMO:
Tecnologia Social em Saúde articula o saber cotidiano ao saber científico, produz instrumentos importantes para promoção da qualidade de vida, sobretudo quando tais ações estão diretamente ligadas à realidade das sociedades locais.
A Amazônia tem uma bacia hidrográfica de 7.000.000 Km2, com diversas comunidades ribeirinhas isoladas geograficamente, sua forma de subsistência são a agricultura, criações de animais, pesca e extrativismo vegetal. Pequenas comunidades ribeirinhas são inseridas em outras unidades administrativas, os distritos que estão sempre ligados administrativamente a um município, por isso essas comunidades “não existem” dificultando o planejamento estatal no que se refere a previsão de investimentos que garantam condições de saúde e educação.
O presente trabalho relata a experiência do Centro Universitário São Lucas na formação profissional em saúde, com foco na intergeracionalidade, por meio da tecnologia social materializada pelo projeto de extensão Barco Saúde e Cidadania. A proposta foi atender o distrito de São Carlos e a comunidade de Cavalcante localizadas às margens do Rio Madeira, promovendo acesso a serviços de saúde e cidadania, com foco na integralidade da assistência em doenças tropicais, hipertensão e diabetes.
Este projeto se destinou também a formação interprofissional para os cursos da área da saúde, ciências sociais e exatas. Além de mais de 1.200 atendimentos prestados pelos acadêmicos, técnicos e docentes, foram realizadas atividades de esporte e lazer integrando comunidade acadêmica e moradores, reafirmando o compromisso institucional na valorização dos povos amazônicos e no uso da tecnologia social ao mesmo tempo em que estimula a formação intergeracional em saúde.
REFERÊNCIAS:
MERHY,E. E.; FRANCO,T. B. Reestruturação produtiva em saúde. In: PEREIRA,I. B.;LIMA,J. C. F. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. Rio de Janeiro: EPSJV; 2008.
Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/reeprosau.html. Acesso em: 16 ago. 2014
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Reflexões sobre a construção do conceito de tecnologia social. In: DE PAULO, A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil,2004
____. GUSHIKEN, L. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento / Fundação Banco do Brasil – Rio de Janeiro: 2004.
Elenilda Farias de Oliveira et al. Promovendo saúde em comunidades vulneráveis: tecnologias sociais na redução da pobreza e desenvolvimento sustentável. Rev Gaúcha Enferm. 2015;36(esp):200-6.
Plano de Desenvolvimento Institucional do Centro Universitário São Lucas. Porto Velho, Rondônia.