A Rede Internacional de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Cuidado do Envelhecimento – Rede Geronto, em parceria com a Azienda Sanitaria Locale di Modena, realiza o primeiro Programa de Estágio em Medicina na área de Geriatria na Itália. O objetivo é proporcionar experiência prática e estruturada em cuidados geriátricos, através de diferentes níveis de complexidade: atenção primária, secundária e terciária, promovendo o intercâmbio de conhecimento científico e cultural, evidenciando as particularidades do atendimento em saúde no norte da Itália.
O Estágio Internacional de Geriatria é mais uma iniciativa da Rede e conta com a parceria da Azienda Sanitaria Locale di Modena (ASL Modena), que tem o professor Andrea Fabbo como diretor e coordenador do estágio. O programa acontece de 15 a 30 de janeiro e visa também fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências em relação ao envelhecimento, tema no qual a Rede Geronto se destaca por seu pioneirismo.
De acordo com a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, “a parceria vai propiciar uma oportunidade única de aprender e absorver o vasto conhecimento dos italianos em questões como Alzheimer e Demência, já que Modena é a Cidade Amiga do Alzheimer”. Ela acrescentou ainda que a parceria entre a Rede e a ASL vai gerar novas possibilidades de estudos e pesquisas para o cuidado ao idoso. Já o diretor da Azienda, Dr. Andrea Fabbo, ressalta que “o envelhecimento da população é um dos maiores desafios globais. Esse tipo de intercâmbio é essencial para formar médicos preparados para lidar com as especificidades e complexidades da Geriatria”.
O programa contará com a presença de três estudantes de Medicina selecionados de diferentes instituições brasileiras: João Pedro Brum, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – Sorocaba/SP); Alexandre Cerdeira Resende, também da PUC – Sorocaba/SP; e Maria Vitória de Oliveira Damasceno dos Santos, da Faculdade Zarns (Salvador/BA). O programa oferecerá uma visão completa dos cuidados em diferentes níveis de complexidade:
Atenção Primária: Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e consultas clínicas.
Atenção Secundária: Terapias interdisciplinares e reabilitação geriátrica.
Atenção Terciária: Manejo de síndromes geriátricas complexas e cuidados paliativos.
O estágio será supervisionado pelos médicos italianos Andrea Fabbo e Marina Turci, da ASL de Modena, que trarão sua vasta experiência no cuidado ao envelhecimento e na gestão de síndromes geriátricas.