Aconteceu hoje (9), o primeiro encontro do projeto “Escuta Sensível” de 2025, na Associação dos Idosos da Ceilândia. Uma iniciativa dedicada à promoção da saúde mental e ao fortalecimento das relações interpessoais no envelhecer. Durante o encontro, os idosos compartilharam os aprendizados que levaram do último ano, destacando superações pessoais, momentos de alegria e a importância de manter o otimismo em tempos desafiadores. Alguns participantes relataram que aprenderam a ser mais resilientes e que o projeto foi fundamental para o crescimento pessoal e aprendizado da comunicação assertiva.
As expectativas para o novo ano também foram discutidas, com muitos expressando o desejo de cultivar relações mais saudáveis, investir em autocuidado, voltar aos estudos e até mesmo fazer faculdade. Um dos temas centrais abordados foi a comunicação assertiva, apresentada pela Psicóloga Luisa Lemos como uma ferramenta essencial para melhorar os relacionamentos e evitar conflitos no dia a dia. Foi explicado a importância de expressar pensamentos e sentimentos de maneira clara e respeitosa, ao mesmo tempo em que se desenvolve a habilidade de ouvir ativamente o outro.
Com exemplos práticos e dinâmicas interativas, os participantes puderam refletir sobre a relevância de estabelecer diálogos construtivos em seus círculos sociais e familiares. Ao final, a roda de conversa encerrou-se com um relato muito significativo de uma participante que contou sua história de vida e como as dificuldades ao longo da vida a transformaram como pessoa. Além disso, finalizou-se com a promessa de continuidade do projeto, que contará com encontros semanais ao longo do ano, abordando diferentes temas relacionados á saúde mental e autocuidado.