Viver é aprender. Mais do que um ditado popular, um caminho que aponta a aprendizagem como aliada à velhice longeva e sadia. Estudos científicos associam mais tempo de educação a um risco menor da doença de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em estudo publicado pelo periódico Journal of Neuroscience, sugerem que o aprendizado ajuda a retardar o desenvolvimento de duas lesões cerebrais vinculadas à doença.
Os experimentos feitos com ratos demonstraram que sessões permanentes de aprendizado tendem retardar a formação de plaquetas amiloides, que prejudicam as comunicações entre os neurônios. Na contramão, os estudos apontaram que o aprendizado freia essas alterações cognitivas e acentua a autopercepção do paciente.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP) também constataram, em estudo publicado pela revista científica Alzheimer & Dementia, a importância do tempo de escolaridade para mitigar os efeitos das lesões cerebrais decorrentes da diminuição de habilidades cognitivas, como memória, atenção e linguagem. Assim, quanto maior a escolaridade, maior a reserva cognitiva que funciona como uma espécie de poupança para suportar as lesões neuropatológicas comuns ao envelhecimento.
Se a cada dia, avançam os estudos sobre essa relação, o Portal 2 em 1 Educacional acompanha de perto as descobertas, evidências e debates acerca do adequado tratamento do declínio cognitivo em idosos. O portal oferece o projeto Aprendizagem ao Longo da Vida, com cursos, trilhas de aprendizado e eventos que incentivam o envelhecimento ativo, a autonomia e a convivência social. As atividades envolventes, destinadas a todas as idades, são ricas em conhecimento e em compartilhamento de experiências, durante encontros presenciais, híbridos e online, além de mentorias.
Além da aprendizagem contínua e personalizada, o projeto possibilita a adaptação às mudanças do mercado de trabalho e abre o horizonte de oportunidade de desenvolvimento pessoal e da saúde mental, além da inclusão social em um mundo cada vez mais digital.