Ao participar de mais uma imersão no sistema de saúde italiano, que ocorre na região de Emilia-Bolonha, promovido pela Rede Geronto, a deputada estadual Stela Farias (PT/RS) ressaltou a importância do evento para o debate profícuo do envelhecimento saudável e ativo no mundo. A parlamentar, que participa pela segunda vez do encontro, visitou nesta terça (25/02) o Centro Servi Giacomo Lercaro, em Bologna, um destaques dessa edição.
Na avaliação da deputada, o mundo envelhece a passos largos e o Brasil precisa se espelhar nas bem-sucedidas ações italianas. Segundo ela, os gestores brasileiros devem atentar-se à realidade de um país que envelheceu e de que o cuidado passa pela garantia de recursos públicos. “Mais do que nunca é preciso fazer um recorte dessa política pública e compreender que qualquer conquista passa pela garantia de orçamento público para que possamos efetivar as políticas públicas de acessibilidade, de multiprofissionais e de atendimento humanizado”, afirmou.
Ainda de acordo com a deputada Stela Farias, além de investimentos, a robustez do sistema de saúde italiano foi possível pelo compromisso com o atendimento. “Aqui, é grande o número de assistentes sociais que acompanham os idosos”, constatou, animada.
A quarta edição Imersão Itália reúne reúne geriatras, gerontólogos, profissionais do Direito e administrativos, além de estudantes e universitários, nas cidades de Bologna, Parma e Modena. Confira os depoimentos dos participantes, em nosso Isntagram @redegeronto.