Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Rede Geronto participa do XVII Laboratório Ítalo-Brasileiro de Saúde Coletiva na Itália para fortalecer cooperação internacional

A Rede Geronto está na Itália participando do XVII Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva. A edição deste ano tem como um dos principais temas a formulação de estratégias para a assistência territorial em áreas remotas, considerando desafios como despovoamento, falta de profissionais nos serviços de saúde e vulnerabilidade global.

A participação da Rede Geronto hoje no Primeiro Eixo – “Focos temáticos para políticas públicas”, com especial atenção ao tema “Territórios ‘áreas internas’ (remotos)” objetivou discutir e propor estratégias para promover o bem-viver em regiões onde há dificuldades na prestação de serviços devido à baixa atratividade para profissionais e à dispersão populacional.

O tema tem sido uma questão prioritária tanto no Brasil quanto na Itália, e a abordagem do evento inclui a análise de estudos de caso de ambos os países. Para isso, foram selecionadas localidades específicas para exemplificar desafios e soluções:

  • Itália: Baixa Ferrara e a área interna de Modena (Unione del Frignano);
  • Brasil: Regiões de Manaus, São Luís, Vitória e uma área no sul do país.

Durante os dias de trabalho, será discutida a configuração de um projeto multicêntrico de pesquisa-ação, com o objetivo de compartilhar experiências e construir soluções aplicáveis aos diferentes territórios. A coordenação local do eixo está sob responsabilidade de Massimo Brunetti, Diretor do Distrito Pavullo nel Frignano, em Modena.

Saiba mais sobre o evento no link: XVII Laboratório Ítalo-Brasileiro

Pular para o conteúdo