Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Audiência Pública Debate Saúde Mental dos Idosos em Instituições de Longa Permanência

As Comissões da Saúde e a dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, debateram em audiência pública conjunta a saúde mental dos idosos e as realidades de atendimento nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), sob a perspectiva da saúde. Essas instituições oferecem moradia e cuidados a idosos que, por diversos motivos, não podem permanecer em suas casas. No entanto, o impacto psicológico da institucionalização pode ser significativo.

Foram convidados para as discussões, o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania), Alexandre da Silva; o Coordenador do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Ricardo Nitrini; a Médica Geriatra, PHD em Ciências da Saúde e Consultora da OMS para Cuidados de Longa Duração, Dra. Karla Giacomin, dentre outras autoridades e gestores públicos.

Segundo a autora da iniciativa, deputada Flávia Morais (PDT/GO), a audiência pública permitirá um amplo debate sobre a qualidade dos atendimentos médicos e psicológicos ofertados nessas instituições e apontar ações legislativas e políticas públicas para aprimorar o cuidado à pessoa idosa.

A transição para uma ILPI pode ser difícil, pois, envolve mudanças significativas na rotina, no convívio social e na autonomia do idoso. Muitas vezes, essa mudança está associada a sentimentos de solidão, ansiedade e depressão, principalmente, quando há afastamento da família ou falta de atividades que promovam bem-estar emocional.

Por outro lado, uma ILPI bem estruturada, com profissionais capacitados e programas de integração social, pode contribuir para que o idoso encontre novos propósitos, estabeleça relações e se sinta acolhido.

Boas Práticas para Promoção da Saúde Mental
Para garantir qualidade de vida aos idosos institucionalizados, algumas estratégias são essenciais:
•⁠ ⁠Estimulação Cognitiva e Social: Oficinas, jogos e interações sociais ajudam a manter a mente ativa e promovem o bem-estar emocional.
•⁠ ⁠Apoio Psicológico e Terapêutico: Ter acesso a profissionais de saúde mental pode auxiliar os idosos a lidar com questões emocionais e adaptações.
•⁠ ⁠Ambiente Acolhedor: Um espaço confortável, humanizado e que respeite a individualidade de cada residente faz toda a diferença.
•⁠ ⁠Contato com a Família e Comunidade: Fortalecer laços afetivos é fundamental para reduzir sentimentos de isolamento.

Perdeu o debate? Confira, aqui, a íntegra da audiência pública!
https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/75983

Ir para o conteúdo