Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Demências, música e leveza

Os acordes podem acalentar e ajudar o paciente com Alzheimer e demências a lidar com a agitação e, em muitos casos, a agressividade decorrente da doença neurodegenerativa. Canções que embalaram bons momentos da vida despertam lembranças e emoções, fortalecendo conexões sociais e estimulando a memória.

Os efeitos terapêuticos da música começaram a ser estudados, nos Estados Unidos, após a II Guerra Mundial, a partir da observação de profissionais de saúde americanos de alterações positivas da música em doentes ou mutilados de guerra.

Já o médico e professor de Neurologia britânico, Oliver Sacks , em seu livro “Alucinações Musicais”, defendeu o uso da música e seus elementos – ritmo, melodia e harmonia – como instrumentos terapêuticos voltados a pacientes com Alzheimer. Ele sustentou que a memória musical – permanece por mais tempo no cérebro do que outras, em pacientes com demências. Os estudos de casos descritos na obra de Sacks aponta para uma Medicina que humaniza o paciente e une as dimensões psicológicas, moral e espiritual do tratamento de pessoas com distúrbios neuroperceptivos.

A musicoterapia deve ser parte de um plano de tratamento mais amplo, que pode incluir outras terapias e medicamentos. Vale alertar que, alguns pacientes com Alzheimer e demência podem ter sensibilidade auditiva que exigem cuidados especiais. A terapia inclui tocar um instrumento, cantar, dançar ou ouvir as canções preferidas. Essas intervenções promovem a coordenação motora, o raciocínio e atenção, dentre outros benefícios significativos.

Como a musicoterapia pode ajudar

•⁠ ⁠Redução de sintomas: como agitação, ansiedade e depressão
•⁠ ⁠Promove bem-estar ao criar experiência de conforto e acolhimento, além de facilitar a comunicação e o contato social.
•⁠ ⁠Melhora da cognição ao estimular as funções cognitivas, como memória e linguagem, uma vez que ativa as regiões cerebrais responsáveis pela percepção e processamento musical.
•⁠ ⁠Conexão emocional e social ao trazer memórias e emoções, facilitando a conexão com a própria história, familiares e amigos.

Ir para o conteúdo