Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Informações pessoais sobre saúde crônica poderá ser incluída na Identificação Civil Nacional

Os dados sobre as condições de saúde crônica poderão ser incluídos na Identificação Civil Nacional (ICN), sistema criado para unificar a identificação dos brasileiros, por meio de um número único nacional, o CPF, evitando a necessidade de diversos documentos de identificação. A medida foi aprovada pela Comissão de Saúde, da Câmara dos Deputados.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Dr. Francisco (PT/PI) ao projeto de Lei 4381/2, de iniciativa do deputado Merlong Solano (PT/PI) e que, originalmente, tratava da inclusão na ICN apenas da diabetes. Segundo o relator, as informações das condições de saúde crônica permitirão a adoção de cuidados especiais e prioritário, em caso de urgências, no atendimento do paciente. Já Merlong Solano sustenta ainda que os dados ajudarão a evitar receitas médicas ou tratamentos que possam agravar a situação do paciente.

O projeto deverá ser analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, e não houver recurso ao Plenário, seguirá ao Senado Federal.

Ir para o conteúdo