Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Caminhada: estudo mostra técnica com IA para melhora da marcha de pessoas com Parkinson

O declínio físico de pessoas com Parkinson levou um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) a desenvolver um método, com o uso de inteligência artificial (IA), para melhorar a capacidade de caminhada de quem tem a condição neurológica progressiva. Com algoritmo de IA, a técnica consiste em estimulação cerebral profunda. Os testes envolveram participantes que usaram dispositivos implantados para o estímulo e monitoramento da atividade elétrica no cérebro. Os voluntários caminharam por um circuito de seis metros, à medida que os aparelhos adaptavam os estímulos, baseados em combinações mais eficazes para a melhoria dos movimentos.

As respostas motoras mais satisfatórias estavam relacionadas à redução da atividade beta na área do cérebro associada ao controle muscular. Diante da constatação, a equipe desenvolveu um índice de desempenho da caminhada, com base em medidas como comprimento do passo, amplitude do movimento dos braços e estabilidade dos passos.

O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos, levando a tremores em repouso, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas no mundo tenham Parkinson, com ocorrência predominante a partir de 65 anos.

Confira o estudo aqui:
https://www.nature.com/articles/s41531-025-00990-5

Ir para o conteúdo