Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Use e abuse das relações intergeracionais

Mais um tijolo na construção coletiva de conhecimento está sendo adicionado, hoje, no II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia (CITIG) e o III Seminário Internacional de Inovação e Longevidade, que ocorre em São Paulo. O evento integrado e em formato híbrido é uma iniciativa da Universidade do Envelhecer (UniSER), em parceria com a Rede Geronto e outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil, Itália, Chile e México.

O encontro foi aberto, com muita bossa, alegria e energia do pesquisador educacional, engenheiro, mestre e doutor em Ciências Mecânicas e professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fragelli. O talkshow, que contou com as participações de convidados e suas histórias motivacionais, abordou a importância das conexões intergeracionais, como pontes que interligam gerações, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e cidadã.

Fragelli citou a história de superação do icônico pintor do Impressionismo, Renoir, que sofria de artrite reumatoide e mesmo em meio a dores cruciantes, não desistiu de viver, deixando suas pinturas como prova de superação. Vendo o pai sofrendo, o filho indagou a razão dele não parar, ao que respondeu “Eu preciso evoluir”.

Nessa esteira, Ricardo Fragelli trouxe ao público vídeos da década de 70, nos quais jovens daquela época indagavam sobre questões da vida, feitas até hoje. “Se ontem, o desafio era automatização, agora, com o advento das inteligências artificiais, temos a interação entre as gerações. Chegamos ao futuro e sabemos que o tempo é um eterno retorno. Que os sonhos possíveis não sejam apenas nossos, mas de todos e que sejam inspiração”, afirmou.
O evento seguirá à tarde. As atividades incluem palestras magnas, painéis, workshops, exposições científicas e espaços de networking, com a presença ativa da Rede Geronto e seus parceiros.


Publicado

em

por

Ir para o conteúdo