Fundada em 1950 a tradicional Faculdade de Medicina, PUC Sorocaba, recebeu para uma mesa redonda internacional, médicos especialistas em gerontologia da Itália e do Chile. A Iniciativa e da Rede Geronto em parceria com a Medicina Atlética de Sorocaba.
Cerca de 100 estudantes e professores, tiveram a oportunidade de ouvir a palestra preferida pelo Dr. Andrea Fabbo (Azienda Sanitária di Asti), região do Piemonte na Itália. Ele destacou os cuidados desenvolvidos pela Itália nos cuidados as pessoas com Alzheimer e Demência.
Dr. Fabbo, destacou a saúde mental e processos da mente no envelhecimento, com a prevenção de demências e cuidados integrados, em que apontou modelos que aliam diagnósticos, atendimento multidisciplinar e suporte contínuo às famílias.
“O envelhecimento é um fenômeno social que exige redes de cuidado e políticas inovadoras” disse ele, que alertou que a população mundial está envelhecendo muito rápido e é uma realidade, que precisa ser acompanhada.
“O número de pessoas com mais de 65 duplicará até 2050, na Europa e no Brasil, e inciativas públicas são urgentes para acompanhar essas mudanças”, acrescentou ele.
Fabbo destaca estudos que apontam que a expectativa de vida depende 36% de nosso comportamento individual e o modo como vivemos e cita – alimentação, atividade física, saúde mental, como fatores para evitar ou retardar a demência.
No mesmo encontro, a Dra. Marina Turci – Azienda Sanitaria di Modena – Itália, brindou os presentes com relato sobre os cuidados com a pessoa com demência na Região da Emília Romanha (Itália).
Segundo ela, 2 por cento da população dessa região apresenta o déficit cognitivo (Demência), e todos os esforços são feitos no sentindo de cuidar e estimular a atenção daqueles que tem a doença. Para isso, são treinados especialistas médicos, enfermeiros, psicólogos entre outros.
Tem participação fundamental, o Sistema de Saúde Pública Nacional que realiza o controle dos casos de demência e os voluntários que ajudam nos cuidados aos idosos.
“O cuidado territorial integrado transforma a vida dos idosos”, salienta Dra. Marina, que considera ainda primordial a prevenção à doença e o melhor caminho é a capacitação e integração de todos os profissionais envolvidos com o tema.
A Rede Geronto promove todos os anos estágios nas cidades de Asti, (Piemonte), e Modena, (Emília Romanha), para alunos de Medicina, nos dias 15 a 30 de janeiro, sempre acompanhados de profissionais Geriatras renomados, e reconhecidos mundialmente.
Os participantes poderão presenciar todas as formas de cuidados, estudos e pesquisas avançadas em relação ao envelhecimento humano ativo e saudável.