Em mais um debate promovido pelo II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Gerontologia (CITIG) e do III Seminário Internacional de Inovação e Longevidade, que ocorre em São Paulo, a diretora da Rede Geronto e do Imei Academy, Suzana Funghetto, ressaltou a importância da educação ao longo da vida e do saber sênior. Com sede em Aracaju (SE), o Imei Academy foi criado, neste ano, para oferecer um programa educacional voltado à excelência, inclusão social e inovação nessa fase da existência. “Queríamos preencher uma lacuna vinda, principalmente, da falta de metodologias adequadas às especificidades da população idosa no ambiente universitário. Levamos em conta as habilidades, competências, metodologias ativas e as questões culturais e intergeracionais”, afirma, animada.
Ainda de acordo com a Dra. Suzana Funguetto, reconhecer e respeitar a experiência dos 60+ é transformadora. “O instituto valoriza e reconhece as histórias de vida e os conhecimentos acumulados, promovendo o protagonismo e a participação ativa do idoso, com a adoção de soluções pedagógicas e tecnológicas que respondem às necessidades inerentes ao envelhecer”, disse.
O Imei Academy é fundamentado nos princípios da Década do Envelhecimento Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, do Estatuto do Idoso e da Agenda Brasil 2050.