Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

ENVELHECIMENTO E DIGNIDADE ANDAM JUNTOS, DIZ ANDREA FABBO

Diante de um auditório atento, o Diretor médico da Azienda Sanitaria di Asti (Autoridade de Saúde de Asti), na região do Piemonte (Itália), Andrea Fabbo, destacou as projeções do IBGE, que apontam para um aumento significativo de idosos no Brasil e que demanda políticas públicas urgentes e eficazes. Ele é um dos convidados do II Fórum Internacional Sábias Vivências, que ocorre, nesta segunda-feira (25/08), em Brasília. “O instituto projeta para 2070, 37,8% de pessoas com mais de 65 anos. Esse envelhecimento populacional traz, em si, o aumento de casos de demências, expressas em sintomas cognitivos, alterações comportamentais e dificuldades do exercício de atividades diárias. É preciso acompanhar a incidência das doenças, pois, infelizmente, elas trazem estigmas e exclusão social”, alerta.

Ainda segundo Andrea Fabbo, as demências impactam também os familiares e cuidadores, que precisam de suporte para lidar com os quadros das doenças. De acordo com o médico, em comparação a outras doenças terminais ou degenerativas, a demência é discriminada pela ausência de suporte pós-diagnóstico, de devidas intervenções psicossociais e de reabilitação. “O idoso tem direito a viver com dignidade e autonomia”, repisa.

O encontro, que ocorre no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal e é transmitido pela TV Câmara Distrital, seguirá à tarde. O Fórum Internacional Sábias Vivências é mais uma iniciativa da Rede Geronto e parceiras, voltado à troca de experiências e ao debate propositivo de políticas públicas de envelhecimento saudável.


Publicado

em

por

Tags:

Ir para o conteúdo