Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Já se exercitou hoje?

Fazer exercícios físicos ajuda a manter o cérebro do idoso alerta, uma vez que a prática é uma aliada do funcionamento das funções cerebrais. Além disso, manter-se ativo auxilia na redução dos sintomas de depressão e ansiedade, combate a comorbidades e previne doenças crônicas. Para debater estratégias de cuidado nessa faixa etária, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, realiza na próxima terça-feira (16/09), audiência pública com especialistas, que discutirão iniciativas que promovam a inclusão da atividade física como elemento essencial na promoção da saúde dos idosos.

Foram convidados, dentre outros, o pós-doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hélio Furtado; a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (Gepafi), da Universidade de Brasília (UnB), Marisete Peralta Safons.

A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer músculos e ossos, reduz o risco de quedas e demências (melhora a memória, atenção e raciocínio) e contribui para o bem-estar geral, permitindo que os idosos realizem as atividades diárias com mais independência e disposição.

A Rede Geronto alia-se às ações do Parlamento brasileiro na missão de promover o envelhecimento ativo e saudável. A audiência pública é interativa e o cidadão poderá participar. Para tanto, basta encaminhar sua pergunta pelo site da Câmara dos Deputados, neste link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/78939

Ir para o conteúdo