Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Pesquisa sobre controle de imunidade leva o Nobel de Medicina 2025

O Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2025 foi concedido, nesta segunda-feira (06/10), aos cientistas americanos Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi. O reconhecimento pelas descobertas referentes à tolerância imunológica periférica e como ela impede o corpo humano de atacar a si mesmo, enquanto defende o organismo de vírus e bactérias, abre caminho para o tratamento de doenças autoimunes. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Assembleia do Nobel, Thomas Perlmann, em Estocolmo, na Suécia.

Os pesquisadores identificaram as células T reguladoras, batizadas por eles de “guardas de segurança” do sistema imunológico. Eles chegaram à forma como o sistema determina os alvos nocivos, defendendo o próprio corpo. Além das doenças autoimunes, a descoberta ajudará terapias contra o câncer e possibilitará o aumento de transplantes bem-sucedidos. Vários tratamentos usando as descobertas estão em fase de testes.

Nobel

O Nobel será entregue, em Estocolmo, no próximo dia 10 de dezembro, data do aniversário da morte do químico e empresário sueco Alfred Nobel, criador da premiação. Em seu testamento, o inventor da dinamite, determinou que a maior parte de seu patrimônio deveria ser destinada ao financiamento de prêmios a serem conferidos àqueles que mais contribuíram ao progresso da humanidade. Os cientistas receberão premiação de cerca de 1,2 milhão de dólares.

Ir para o conteúdo