Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

França se encanta com trabalhos desenvolvidos com idosos

A Rede Geronto apresentou nesta segunda-feira (20), com muito sucesso projetos desenvolvidos ao longo de seus seis anos de existência. Foi no Silvereco Internacional Awards 2025, na cidade de Cannes, na França, onde concorre ao prêmio inovação social, intergeracionalidade e cuidado no envelhecimento. O evento é focado no envelhecimento saudável e na economia prateada, e tem como objetivo reunir profissionais do setor de envelhecimento em que são apresentados inovações, experiências práticas e soluções para envelhecimento saudável e ativo.
Diretor da Rede Geronto, João Pedro Funghetto Brum, apresentou junto a banca examinadora temas desenvolvidos pela Rede como: “Saber Sênior”; em que tecnologia social intergeracional conecta pessoas idosas com crianças em fase de alfabetização em escolas públicas.

O objetivo é capacitar idosos voluntários por meio de formação (plataforma especifica), para atuarem como mentores de professores na área de leitura e escrita para desenvolverem trabalhos com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, o projeto estimula o intercâmbio de saberes, e a valorização da experiência dos idosos.

João Pedro apresentou também o “Escuta Sensível”, projeto de formação e ação territorial que prepara voluntários, profissionais e cuidadores para o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa com pessoas idosas em contextos de vulnerabilidade (instituições de longa permanência, domicílios, comunidades ribeirinhas ou periféricas). Objetivo é prevenir situações de isolamento social, negligência ou violência, oferecendo apoio emocional, construindo vínculos e fortalecendo redes de cuidado. Os projetos são desenvolvidas em parceria com municípios, universidades e organizações comunitárias que inclui formação híbrida, acompanhamento técnico e avaliação de impacto social e educacional, desenvolvido pela Rede Geronto.


Pesquisa, formação, inovação social e desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao cuidado e ao envelhecimento saudável nas dimensões da saúde, educação, proteção social e direitos humanos, com atuação nacional e internacional, são as áreas de atuação da Rede Geronto, reconhecida pela seu pioneirismo e excelência de toda equipe que atua não só no Brasil como também Europa e América Latina. Nesse sentido, a Rede Geronto, busca ampliar as políticas públicas integradas, inovação social sempre visando o envelhecimento saudável.

Ir para o conteúdo