Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Vivências no SUS

A Rede Geronto celebrou, nesta quarta-feira (15/10), a retomada do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde – Ver-SUS. A iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), é voltada à formação de excelência de estudantes, residentes, trabalhadores, gestores, docentes e movimentos sociais da área da saúde pública. Fundamentado nos princípios e diretrizes do sistema, referência mundial na prestação de serviços à saúde, o programa tem o condão de aproximar a atuação dos profissionais às necessidades da população e estimular a visão crítica dos profissionais sobre os problemas e potencialidades do SUS.

As vivências serão realizadas no formato de imersão – entre sete e dez dias -, na qual os participantes dedicam-se a atividades teóricas e práticas, levando em conta o caráter reflexivo e realidade social. Os ambientes para essas experiências abrangerão a região selecionada e partirão desde a Atenção primária à Especializada, passando pelos Conselhos de Saúde, gestão, vigilância, movimentos sociais e comunidade. Metodologias ativas, como seminários, oficinas didático-pedagógicas e multidisciplinares, visitas a unidades de saúde e rodas de conversa sobre estratégias de gestão do sistema fomentarão as vivências transformadoras.

Segundo a diretora da Rede Geronto, Suzana Funghetto, a integração entre ensino, serviço e comunidade é primordial para à prestação de saúde de qualidade. “Essa articulação permitirá a experimentação de novas aprendizagens, a partir das necessidades do cidadão e do próprio SUS. O enfoque pedagógico permitirá a prática, reflexão e visão crítica do sistema necessárias à formação dos profissionais de saúde, em especial, dos futuros profissionais”, afirma, animada.


Publicado

em

por

Tags:

Ir para o conteúdo