Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

Cúpula do Clima intensificará debate sobre mudanças climáticas no mundo

Chefes de Estado, de governo e representantes de organismos internacionais se reunirão, nesta quinta-feira (06/11), em Belém (PA), para a abertura da Cúpula do Clima, que antecederá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para começar em 10 de novembro. O encontro seguirá até sexta-feira e é um marco no processo de diálogo global sobre a agenda climática.

Essa será a primeira vez que o encontro de alto nível ocorrerá de forma separada da programação oficial da COP. Nos anos anteriores, a Cúpula de chefes de Estado ocorria após a abertura oficial, nos primeiros dias de programação. Estão confirmadas 143 delegações de 148 país signatários de tratados internacionais sobre o tema. Estados Unidos e Argentina não enviarão delegação.

A reunião, que será aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrangerá plenária geral dos líderes, com declarações sobre estratégicas acerca dos temas desta edição. As discussões dos dois dias de encontro estão organizadas em três áreas: florestas e oceanos; transição energética e dez anos do Acordo de Paris e balanço de sua implementação.

O presidente da COP 30 e embaixador André Corrêa Lago informou que a Europa apresentará, hoje, a sua NDC – Contribuição Nacionalmente Determinada, que trará a meta do continente para a redução das emissões de gases.

A Rede Geronto acompanhará todos os debates, promovendo assim as pautas urgentes que serão discutidas pelos líderes globais, cientistas, academia e sociedade civil.

Ir para o conteúdo