Fale com a gente pelo Whatsapp Whatsapp

COP 30 e os idosos

Qual o impacto que as mudanças climáticas causam diretamente nos idosos. O tema é urgente e precisa ser debatido pela COP 30, que acontece nesse novembro da cidade de Belém – Pará. Delegações de 150 países vão discutir soluções para amenizar os efeitos das temperaturas extremas aos idosos.


Ondas de calor, queimadas, enchentes são causas diretas e ampliam as doenças e dificultam os cuidados. É prioridade respostas e ações no sentindo proteger os idosos das mazelas causadas pela degradação climática. Cerca de 15 por cento da população brasileira está acima de sessenta anos, e brevemente esse patamar atingirá 30 por cento, colocando o Brasil entre as 10 populações mais velhas do planeta.


A reunião dos líderes governamentais na COP 30 é a oportunidade de levantar esse tema esquecido pela maioria. Doenças cardiovasculares e respiratórias estão entre os danos do super aquecimento. O encontro será mais um desafio na buscar de soluções para enfrentar esse mal que avança a passos largos, e torna o clima extremo um dos maiores inimigos do tão almejado envelhecimento saudável e ativo.


Políticas de proteção aos idosos é dever do Estado, cuidados e assistências estão nos planos de todo idoso, e que infelizmente poucos alcançam. Precauções básicas contra o calor (não exposição ao sol) ou frio (agasalhos), hidratação e cuidados médicos, podem retardar doenças associadas ao clima extremo.


Compreende-se que temas como redução das emissões de gases de efeito estufa, financiamento dos maiores poluidores (aos países mais pobres), e energia limpa são ações que sem dúvida beneficiam a todos, no entanto, idosos não podem esperar. A COP 30 tem a responsabilidade de trazer o assunto para categoria primordial.


Efeitos do clima na saúde dos idosos
1.Com o envelhecimento, a capacidade do corpo de manter o equilíbrio térmico (homeostasia) diminui, e a temperatura corporal média pode ser mais baixa que a de adultos jovens.
2.O calor excessivo pode causar desidratação, sobrecarregar o coração e aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como pressão baixa e maior viscosidade do sangue.
3.Vulnerabilidade ao frio: Temperaturas baixas aumentam o metabolismo, o que pode sobrecarregar o coração, e tornam os idosos mais suscetíveis a doenças respiratórias.
4.⁠ ⁠poluição do ar está ligada ao declínio cognitivo acelerado em idosos.


Proteger os idosos


•⁠ ⁠No frio:
o Vestir roupas quentes e em camadas, incluindo toucas e meias.
o Utilizar agasalhos em ambientes internos com ar condicionado ou com pouco aquecimento.
o Evitar banhos muito quentes e longos.
o Usar cobertores que retenham calor.
•⁠ ⁠No calor:
o Manter a hidratação constante, bebendo água frequentemente.
o Evitar atividades físicas nos horários mais quentes.
o Procurar se manter em ambientes frescos e ventilados, como os protegidos por ar-condicionado.
o Para idosos acamados, garantir que o ambiente seja bem ventilado e que as roupas de cama sejam confortáveis para a estação.

Ir para o conteúdo