Nos dias 1 e 2 desse mês aconteceu a Cúpula do Grupo de Engajamento de Mulheres do G20, o Woman20 (W20), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). O W20 é o grupo responsável por alinhar as propostas da sociedade civil relacionadas às mulheres, enquanto o Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres do G20 (EWWG), lidera os debates entre os Governos das 20 maiores economias do mundo.
Durante o evento, a coordenadora do W20, Ana Fontes, juntamente com as demais delegadas do grupo, entregou em mãos à ministra em exercício do Ministério das Mulheres e coordenadora do EWWG, Maria Helena Guarezi, o Communiqué – documento que reúne os consensos alcançados pelas mulheres que compuseram o W20 ao longo de 2024.
A Rede Geronto, por meio de sua assessoria de imprensa e coordenação de projetos sociais, participou do evento para realizar um pedido oficial à Cúpula do W20, destacando a importância da inclusão das pautas da longevidade e do envelhecimento nas discussões globais do G20. A proposta da Rede Geronto busca enfatizar a necessidade de abordar a transição demográfica e os desafios do envelhecimento para os países do G20.
“Foram mais de 150 reuniões e mais de 400 horas de debate”, contabilizou Ana Fontes, enfatizando que “o que move a delegação do W20 em 2024 é viver em um mundo onde as mulheres tenham seus direitos respeitados, ocupem os espaços de poder e decisão, que não sejam mortas e nem sofram qualquer violência por serem mulheres”.
Seguindo o slogan proposto pela presidência do Brasil para o G20 em 2024, “por um mundo justo e um planeta sustentável”, a delegação do W20 Brasil dividiu o Communiqué em cinco eixos estratégicos:
- Empreendedorismo: Acesso a capital, financiamento e mercado.
- Economia do cuidado: Valorização e equidade na distribuição do trabalho de cuidado.
- Mulheres em STEM: Incentivo à participação feminina em carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
- Justiça climática: Reconhecimento do papel das mulheres na luta contra as mudanças climáticas.
- Combate à violência de gênero: Estratégias para a erradicação da violência contra mulheres e meninas.
A inclusão das pautas de longevidade e envelhecimento no documento entregue é um passo essencial para trazer a discussão sobre a transição demográfica e seus impactos à mesa de decisões do G20, com o objetivo de promover ações que contemplem o bem-estar das populações idosas ao redor do mundo.
Sobre o W20
O Women 20 (W20) é um dos grupos oficiais de engajamento independente do G20 e existe desde 2014. Em 2024, o W20 passou a incorporar a Trilha do G20 Social, onde estão reunidos os grupos de engajamento do G20 e, de forma inédita, os movimentos de base organizados, como a Marcha Mundial das Mulheres, por exemplo.
Agora, o Communiqué do W20 irá compor o documento final que será apresentado pela Trilha do G20 Social na Cúpula Social, encontro que acontecerá entre 14 e 16 de novembro de 2024. Este documento, por sua vez, poderá ser utilizado e referenciado durante a Cúpula de Líderes, marcada para os dias 18 e 19 daquele mês, quando os presidentes e presidentas dos países membros e convidados do G20 se reunirão para o consenso em torno da declaração de líderes.
Foto:
Tomaz Silva/Agência Brasil