Rede Geronto Apoia Curso sobre Doenças Psiquiátricas e Saúde Mental no Idoso, Promovido pela SBGG

No último sábado, 9 de novembro, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promoveu um importante curso sobre “Doenças Psiquiátricas e Saúde Mental no Idoso”, reunindo profissionais da saúde, acadêmicos e especialistas para discutir as principais questões relacionadas ao envelhecimento e ao impacto das condições mentais na vida da população idosa. O evento contou com o apoio da Rede Geronto, uma das principais instituições dedicadas ao cuidado e promoção da saúde do idoso no Brasil.

O curso abordou uma série de temas essenciais, desde o diagnóstico precoce de transtornos psiquiátricos, como a depressão e Transtorno Bipolar, até as melhores práticas de cuidado e tratamento para garantir uma qualidade de vida digna aos idosos. A Rede Geronto fez questão de apoiar o evento, reafirmando seu compromisso com a saúde mental da população idosa e seu envolvimento constante com iniciativas educacionais e científicas na área.

Além disso, os profissionais da ressaltaram a importância de capacitar os cuidadores e profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e manejo adequado das doenças psiquiátricas no idoso. O curso ofereceu uma série de palestras e workshops conduzidos por especialistas de renome, como o médico psiquiatra Tibor Perroco, que abordou as particularidades dos transtornos psiquiátricos em idosos e como o envelhecimento pode afetar o cérebro de maneiras distintas.

A SBGG, referência na geriatria e gerontologia, tem se destacado por sua contribuição no aprimoramento da saúde do idoso no Brasil, e a parceria com a Rede Geronto foi mais uma demonstração da sinergia entre instituições preocupadas com o bem-estar da população idosa.

Com o envelhecimento da população brasileira, a demanda por cuidados especializados na saúde mental do idoso tende a crescer. Para profissionais como a psicóloga e especialista em saúde geriátrica, Paula Nunes é fundamental que os cuidados com a saúde mental sejam integrados aos cuidados médicos tradicionais, criando um ambiente mais acolhedor e eficaz para os idosos.

Suzana Funghetto coloca que a parceria com a SBGG é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode impactar positivamente a qualidade de vida dos idosos, ajudando a criar um futuro mais saudável e inclusivo para todas as gerações.

Rede Geronto se comprometeu a seguir apoiando e promovendo cursos e vivências que promovam o debate sobre envelhecimento saudável aprofundando as discussões sobre o tema. O Alzheimer e as demências também foram foco dos conteúdos abordados no evento. Além disso, aproveitando o momento, a Rede Geronto lançou para Fevereiro 2025, a divulgação de um Programa Internacional na Itália. A vivência promete trazer uma expertise de conhecimentos, cultural, gastronômica e histórica no pais que formalizou a formação médica no mundo. Para saber mais detalhes da Imersão acesse o link abaixo:

Pular para o conteúdo